sábado, 27 de março de 2010

Após TSE multar Lula, PT prega mais cautela

DEU EM O GLOBO

Petistas também vão contra-atacar com ações contra o PSDB; oposição diz que presidente desobedece à lei

O PRESIDENTE da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, Lula e a ministra Dilma inauguram o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), na Bahia

Adriana Vasconcelos e Isabel Braga

BRASÍLIA. Diante das duas multas aplicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por antecipação de campanha eleitoral, a cúpula petista decidiu tomar mais cuidados com a agenda de sua pré-candidata, Dilma Rousseff. E a oposição repetiu que o presidente Lula, sempre com sua candidata ao lado, desobedece reiteradamente a Justiça Eleitoral.

As multas a Lula foram o assunto principal de uma reunião da coordenação da pré-campanha de Dilma realizada anteontem à noite, da qual participaram o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). Em outra frente, o PT espera que o principal adversário de Dilma, o governador paulista José Serra (PSDB), também seja punido por eventuais excessos.

- Embora a ministra Dilma não tenha sido punida, pretendemos ser mais cautelosos daqui a para frente - admitiu Dutra, o presidente do PT.

Dutra também reagiu à ameaça da oposição e lembrou que o PT aguarda o julgamento de uma série de ações impetradas pelo partido contra o PSDB. Entre elas, uma contra as inserções na TV e rádio que o PSDB colocou no ar em São Paulo, que também caracterizariam antecipação da campanha do candidato tucano José Serra - a propaganda tucana foi suspensa ontem pela Justiça em São Paulo.

- Pau que bate em Chico, também bate em Francisco - avisou Dutra.

PT agora vê Justiça atenta

A avaliação da cúpula petista é que a Justiça Eleitoral emitiu sinais claros de que estará atenta a qualquer abuso por parte dos candidatos, o que exigirá um cuidado maior do partido para evitar que Dilma Rousseff seja punida e sua candidatura possa ser prejudicada.

- O PT vai recorrer das multas, mas ficou claro que é um sinal deque o tribunal está de olho. A ministra tende a ser a mais cautelosa do quem já tem sido - reiterou o ex-prefeito Fernando Pimentel.

Na semana passada, o ministro auxiliar do TSE, Joelson Dias, aplicara multa de R$5 mil ao presidente por campanha antecipada. Anteontem, o plenário do tribunal, por quatro votos a três, impôs outra multa a Lula, desta vez de R$10 mil.

Animada com as duas vitórias conseguidas no TSE, a oposição já planeja novas ações contra Lula e Dilma.

- Pelos discursos do presidente, ele não parece preocupado com a Justiça Eleitoral, mas será ela que colocará limites. Vamos entrar com mais uma ação na próxima semana - disse o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), também criticou Lula:- O presidente Lula tem dado sucessivos exemplos de desobediência às leis eleitorais. O que o presidente fez em Osasco foi mais um ato de desrespeito, não só com o Tribunal, mas com todos os brasileiros que trabalham, pagam impostos e respeitam as leis.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), não resta dúvida sobre o uso da máquina pública para financiar a campanha "ilegal" da ministra Dilma:

- Além de ser um escárnio, é uma afronta à legislação e uma forma de desdenhar os julgadores. É um desrespeito que não combina com a imagem de um Presidente da República.

Nenhum comentário: