terça-feira, 9 de março de 2010

Aliado dá camiseta de Lula e caracteriza campanha no Rio

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Brindes do vereador Luiz Cláudio de Oliveira tinham ologotipo de seu projeto na Rocinha e a frase "Lula e Cabral contra adesigualdade social"

Luciana Nunes Leal, RIO


Depois de bandeiras de partidos e carros de som que animaram ainauguração de um hospital estadual no domingo, uma farta distribuiçãode camisetas com a inscrição "Lula e Cabral contra a desigualdadesocial" marcou ontem a visita do presidente da República à favela daRocinha. Os brindes eram presente do vereador Luiz Cláudio de Oliveira,o Claudinho da Academia, do PSDC.

O nome do vereador e ologotipo do projeto social que desenvolve na Rocinha também estavamestampados nas camisetas. Claudinho foi denunciado pelo MinistérioPúblico Eleitoral por suposta coação a eleitores na favela e suspeitade receber apoio do chefe do tráfico no morro. O vereador nega e dizter sido eleito graças à atuação na comunidade.

Em discursodurante a inauguração do complexo esportivo da Rocinha, construído comrecursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula citou aexistência de bandidos nas favelas cariocas, mas lembrou que elesexistem também nos bairros ricos, e criticou o preconceito contra apopulação pobre. "É verdade que na Rocinha deve ter algum bandido. Éverdade que deve ter algum bandido no Pavão-Pavãozinho, no Alemão. Masquem disse que não tem bandido nos prédios chiques de Copacabana? O queé grave é que os perseguidos são sempre os pobres dos morros, e não osricos."

O presidente fez referência ao fato de não ter diplomauniversitário e criticou os antecessores. "Uma parte da grã-finagemdeste país não aceita que um metalúrgico seja presidente da República emuito menos que seja mais aceito do que eles. Aí é mortal, porque elespassaram a vida inteira dizendo que eram eles que sabiam governar, quesabiam gerenciar."

Lula passou quase três horas na Rocinha,acompanhado da pré-candidata do PT à Presidência, ministra DilmaRousseff, do governador Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição,entre outras autoridades.

Do alto do palanque, o presidenteavistou um jovem com deficiência e determinou que fosse providenciadauma cirurgia de reparação do lábio leporino. "Se fosse uma pessoa rica,já estava com a boca boa. Como é pobre, não está." Jailson Marinho, de15 anos, ficou surpreso. "Dei meu telefone para eles", contou o garoto,que deixou os estudos na 4ª série do ensino fundamental e prometevoltar às aulas "após a cirurgia".

Dilma Rousseff foi recebidacom exaltação. "Rocinha presente, Dilma presidente", gritavam osmoradores. Os investimentos do PAC na favela somam R$ 231 milhões.

Colaborou Adriana Chiarini

Nenhum comentário: