quinta-feira, 25 de março de 2010

Afagos a Aécio e a Minas

DEU EM O GLOBO

Serra vai ao estado e diz que é seu último ato fora de SP como governador

Marcelo Portela

BELO HORIZONTE. Os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB, encontraram-se ontem em Belo Horizonte. O motivo oficial foi a assinatura de termos de cooperação entre os dois estados nas áreas fazendária e de segurança pública. Mas o encontro foi carregado de simbolismo, já que ambos deixam os cargos na próxima semana para disputarem as eleições de outubro.

Serra também escolheu Minas para, segundo ele com "grande satisfação", cumprir seu último compromisso oficial, fora de São Paulo, à frente do governo. O encontro também foi uma espécie de deferência com Aécio, que disputou com o paulista a indicação da legenda para concorrer à sucessão presidencial. Aécio se recusou a ser vice na chapa de Serra, mas ainda é o sonho de tucanos e aliados.

Os dois governadores se reuniram reservadamente por 30 minutos, antes da solenidade de assinatura dos convênios.

- É minha última saída de São Paulo como governador, e, para mim, é muito grato fazê-lo vindo a Minas Gerais, este estado com o qual São Paulo tem tanta relação e este governador, com quem tenho tanta proximidade. (A visita) mostra a simbólica e prática proximidade entre os dois estados - disse Serra, ao lado de Aécio, que agradeceu "a generosidade da visita".Um dos termos prevê que, em 180 dias, as secretarias de Segurança Pública de São Paulo e de Defesa Social de Minas elaborem um plano conjunto para combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro, além-de troca de informações na área de inteligência. No setor fazendário, o termo de cooperação prevê a troca de informações econômicas e fiscais, para facilitar uma ação conjunta dos fiscos estaduais.

- Quero lembrar que São Paulo e Minas têm mais de 40% do PIB brasileiro, e mais de 50% da arrecadação federal total é feita nesses dois estados. Nós já temos tido uma aproximação muito grande na área tributária - disse Serra.

- É muito importante que haja continuidade (dos acordos), para que essas medidas se tornem efetivas em favor das populações de Minas e São Paulo. Por isso, minha alegria em receber mais uma vez o companheiro, amigo e correligionário José Serra - emendou Aécio, que, pouco antes, havia se encontrado com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), para assinar acordo para gestão integrada das águas da Bacia do Rio Doce.

Nenhum comentário: