segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Serra aproveita carnaval para ganhar exposição no Nordeste

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Aliados do governador e da ministra da Casa Civil montaram esquema para evitar que pré-candidatos se encontrassem na comemoração

Tiago Décimo

Apesar de negar que estivesse em busca de voto, o governador de São Paulo, José Serra, dedicou os últimos dois dias a comparecer a festas de carnaval no Nordeste, região considerada estratégica para o PSDB na eleição. No Recife e, depois, em Salvador, o potencial candidato tucano à Presidência posou para fotos com foliões, deu entrevistas e se encontrou com líderes políticos locais. O bom desempenho eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos Estados do Nordeste, na última eleição, levou a cúpula do partido a trabalhar para, pelo menos, tentar diminuir a desvantagem.

A programação de Serra foi montada de modo que ele não encontrasse, nem por acaso, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, que também passou os dois últimos dias acompanhando o carnaval na região. A articulação das agendas ficou a cargo do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA) e do presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo, que recentemente trocou o PSDB pelo PDT para ficar na base do governador Jaques Wagner (PT). "Passamos três horas, na noite de ontem (sábado), montando as programações dos dois, para que ficasse bom para todo mundo", declarou Jutahy.

Na prática, os "acertos de agendas" mostraram-se precisos, a ponto de, na tarde de ontem, Dilma e Serra ficarem separados apenas por uma parede de pano, que marcava os limites entre o camarote da prefeitura, onde estava a ministra, do espaço de uma emissora de TV, onde Serra assistia aos desfiles.

Tanto Jaques Wagner quanto o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, disseram ter convidado Serra para os camarotes oficiais - os únicos visitados por Dilma. "Chamei o governador Serra como governador da Bahia, por ele representar o principal Estado do País", disse Wagner. "Mas sei que é natural que ele fique com os políticos do grupo dele", completou o governador.

"BANHO DE CARNAVAL"

Enfrentando uma verdadeira maratona de desfiles, Serra apareceu visivelmente abatido, na manhã de ontem, no Circuito Osmar (Campo Grande) do carnaval de Salvador. Ele negou estar cansado, mas a aparência, apesar de sorridente, não refletia o discurso.

Cumprindo um "banho de carnaval", como definiu, o governador desembarcou às 3h30 de sábado no Recife, onde participou do Galo da Madrugada. Horas antes, havia assistido à abertura dos desfiles em São Paulo. Depois do Recife, seguiu para Salvador. Acompanhou os desfiles de trios do Circuito Dodô (Barra-Ondina), no Camarote Daniela Mercury. Ficou ali até depois das 2 horas, vendo as atrações, acenando para o público que passava no circuito e tirando fotos com as pessoas que se divertiam no camarote.

Pela manhã, acompanhado por políticos locais do PSDB e do DEM, já estava no Circuito Osmar, vendo os trios passarem mais uma vez. Ficou no local até o fim da tarde, visitando os camarotes das emissoras locais de TV, antes de voltar para São Paulo, onde disse ter "coisas a resolver". Segundo a equipe que acompanha Serra, porém, ele irá ao desfile das escolas de samba do Rio, hoje à noite.

O governador disse que a maratona não tem relação com sua possível candidatura. "Não vim aqui como palanque eleitoral, vim para curtir pessoalmente", alegou. "Fiquei bastante impressionado com o que vi. A festa está ainda maior, mais animada e até mais organizada do que na última vez que vim, na década de 90." O deputado federal ACM Neto (DEM-BA), porém, garantiu que o paulista nunca esteve na folia baiana.

Nenhum comentário: