segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PPS e PMN lançam comitê pró-Jarbas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Com o intuito de trabalhar os nomes dos pré-candidatos a governador de Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e a presidente da República, José Serra (PSDB), que é governador de São Paulo, os integrantes dos diretórios regionais do PPS e do PMN aprovaram, sábado (30), a formação de um comitê suprapartidário. A ideia é percorrer todos os municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado para defender o projeto dos partidos que fazem oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As reuniões estão sendo agendadas e a primeira ocorrerá na semana seguinte ao Carnaval, em Jaboatão dos Guararapes.

Mesmo sem a oficialização das duas pré-candidaturas, o PPS e o PMN não cogitam outra hipótese que não seja Serra para a Presidência e Jarbas para o Palácio do Campo das Princesas. “Temos convicção de que existe uma chance concreta para ganhar a eleição nas esferas estadual e federal”, discursou o presidente regional do PPS, o deputado federal Raul Jungmann. O líder maior do PMN no Estado, Sílvio Barbosa, também está otimista. “Não conseguimos visualizar outros nomes, mas temos logo que mostrar as fraquezas dos adversários”, opinou.

De acordo com a leitura feita pelas duas agremiações, as pesquisas de opinião que apontam um crescimento da pré-candidatura de Dilma Rousseff (PT), ministra da Casa Civil, registram a transferência de votos do presidente Lula, mas nenhum candidato se elege em cima de “muletas”. A expectativa deles é que esses índices se estabilizem e que Serra cresça. Em nível estadual, os oposicionistas consideram que há “insatisfações latentes” na esfera do governo, o que pode provocar uma reação de parte dos prefeitos governistas. Um grupo pode migrar para o “outro lado”.

Os diretórios do PPS e do PMN aprovaram, também na reunião de sábado, o nome do médico Guilherme Robalinho (PPS) para o Senado. Salientando que essa estratégia não representa nenhum tipo de resistência aos nomes já postos – como os dos senadores Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), que são candidatos à reeleição –, os líderes das siglas frisaram que Robalinho é uma opção “mais à esquerda” e vai “trazer votos” da RMR.

Nenhum comentário: