quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Petrobras volta a importar gasolina após 30 anos

DEU EM O GLOBO

Com consumo maior, por causa dos preços elevados do álcool, país compra de 2 milhões de barris da Venezuel

Ramona Ordoñez

A Petrobras foi obrigada a voltar a importar gasolina depois de permanecer cerca de 30 anos autossuficiente do combustível. A companhia comprou uma carga de dois milhões de barris — suficientes para cerca de cinco dias de consumo — da Venezuela, por aproximadamente US$ 140 milhões.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, explicou que a a importação foi necessária devido ao forte aumento do consumo da gasolina que vem ocorrendo nos últimos meses, em decorrência dos elevados preços do álcool.

O diretor garantiu que a decisão de importar gasolina foi econômica. Ele explicou que, na avaliação da companhia, foi mais vantajoso importar gasolina e manter a produção nacional de nafta petroquímica e óleo diesel, produtos que têm preços mais elevados.

Novas aquisições vão depender de avaliação A decisão de novas compras de gasolina vai depender, segundo Costa, dessa análise: — Foi uma decisão econômica, pois é mais vantajoso produzir óleo diesel e nafta no país e importar gasolina.

O diretor explicou que, desde setembro do ano passado, os preços do álcool vêm subindo, apesar da época de safra da cana-de-açúcar. Isso fez com que o álcool deixasse de ser vantajoso como combustível, levando os consumidores a optarem pela gasolina.

Em janeiro, segundo Costa, o consumo de gasolina cresceu entre 12% e 15%. Por caus a da tendência observada nos últimos meses do ano passado, a Petrobras vinha reduzindo suas exportações de gasolina, que giravam em torno de 100 mil barris por dia. Em janeiro, elas foram totalmente suspensas.

Os produtores de álcool se justificam citando as fortes chuvas, que prejudicaram o corte da cana no Sudeste, e o aumento dos preços do açúcar no exterior.

Demanda de gasolina tende a crescer A demanda de gasolina deve continuar forte, considerandose que em fevereiro foi reduzido o percentual do álcool adicionado ao combustível de 25% para 20%. O governo federal tomou essa decisão justamente para forçar uma redução nos preços do álcool.

Nenhum comentário: