segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Partidos articulam suas estratégias para as eleições

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

BRASÍLIA – A proximidade da eleição presidencial fez com que o Palácio do Planalto e os partidos aliados e de oposição adotassem a mesma estratégia para montar seus times no Congresso. A escolha dos novos líderes, que serão oficializados amanhã, na reabertura dos trabalhos do Legislativo, foi fruto do “ajuste eleitoral” nos campos governista e de oposição.

Na Câmara, a cúpula do DEM optou por um nome afinado com a candidatura presidencial do governador tucano de São Paulo, José Serra, enquanto o governo buscou uma alternativa com melhor trânsito no PMDB.

O novo líder do DEM na Câmara será o deputado Paulo Bornhausen (SC). Depois da troca pública de farpas entre o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e o governador Serra, a escolha do filho do ex-senador Jorge Bornhausen para liderar a bancada sinaliza a proximidade do candidato tucano.

Paulo Bornhausen segue o script do pai, que conversa semanalmente com Serra e foi peça fundamental na costura do acordo de paz entre o DEM e PSDB, depois da disputa pela prefeitura de São Paulo.

Também não por acaso, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) deixa o comando da bancada do PT para assumir a liderança do governo na Câmara. Em tempos de costura da aliança nacional com o PMDB, o governo optou por desalojar o líder gaúcho Henrique Fontana (PT). Em resumo, trocou o deputado de um Estado onde PT e PMDB vivem às turras, pelo paulista Vaccarezza, que integra a seleta lista dos “queridinhos do PMDB” no PT.

Governo e oposição querem afinar seus times de líderes no Congresso com o candidato a presidente. Encarregada de ler a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso, a ministra Dilma Rousseff é presença certa na sessão solene que marcará o início do ano legislativo, às 11h30 de amanhã. Será recepcionada por Vaccarezza e seu provável sucessor na liderança do PT, deputado Fernando Ferro (PE).


Nenhum comentário: