terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

OS ENREDOS DA ELEIÇÃO NO RIO

DEU EM O GLOBO

Os três prováveis candidatos ao governo do estado neste ano têm semelhanças que vão além de suas profissões de origem. O governador Sergio Cabral (PMDB), o deputado Fernando Gabeira (PV) (ambos jornalistas) e o radialista e ex-governador Antony Garotinho (PR) já passaram por diferentes trincheiras políticas. Aliaram-se a correntes que um dia já criticaram e tentam montar seus discursos na fronteira entre o pragmatismo e a coerência política.

Sergio Cabral

1) Sua estréia na política foi na juventude do PMDB, nos anos 80. Foi presidente da TurisRio na gestão do ex-governador Moreira Franco.

2) Em 1992 passou para o PSDB. Foi candidato a prefeito e a governador pelo PSDB. Cresceu na política com a benção do então governador Marcelo Alencar. Era aliado do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

3) Em 1999 entrou no PMDB pelas mãos do ex-governador Antony Garotinho. Foi com o apoio de Garotinho que Cabral se elegeu governador.

4) Hoje é amigo e aliado do presidente Lula.

Fernando Gabeira

1) Sua vida política começou nos anos de chumbo, época em que participou da luta armada contra o regime militar. Atuou em episódios marcantes, como o seqüestro do embaixador americano Charles Elbrik. Foi exilado e depois entrou na vida político-partidária brasileira.

2) Com a reabertura política fundou o PV. Foi candidato ao governo do Estado em 1986 e é deputado federal desde 1995.

3) Gabeira trocou o PV pelo PT em 2001. Deixou o partido em outubro de 2003 por divergir de políticas adotadas pelo presidente Lula.

4) De volta ao PV em 2005, Gabeira, que sempre foi identificado com a esquerda, agora é apoiado pelo PSDB, que indicará seu vice. Ele receberá ainda o apoio do DEM. Foi candidato a prefeito do Rio em 2008 pelo PV.

5) Fará campanha para Marina Silva, ex-ministra de Lula, e receberá apoio do tucano José Serra.

Garotinho

1) Começou na política no PT como vereador. Migrou para o PDT do então governador Leonel Brizola.

2) Foi eleito para o Palácio Guanabara pelo partido, brigou no meio do mandato e se filiou ao PSB. Deixou o governo e elegeu a mulher, Rosinha Garotinho, como sua sucessora. Foi candidato à Presidência pelo PSB em 2002. No meio do mandato de Rosinha rompeu com os socialistas e procurou abrigo no PMDB

3) Ungido por Garotinho o governador Sergio Cabral foi eleito para suceder Rosinha, em 2006.

4) Em 2006 tentou ser candidato pelo PMDB ao Planalto como crítico do governo Lula, mas perdeu a indicação do partido. Garotinho era adversário ferrenho de Lula, de quem hoje se diz aliado.

5) No fim do ano passado, se filiou ao PR, partido da base do governo federal..


Nenhum comentário: