sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Oposição insiste em dupla Serra-Aécio

DEU EM O GLOBO

Mineiro, porém, volta a dizer que será candidato ao Senado

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Apesar das negativas públicas, discretos movimentos do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), nos bastidores, alimentam a esperança entre tucanos e integrantes do DEM de que ele poderá ser o vice na chapa presidencial do governador José Serra (SP). Aécio procurou aliados de sua confiança para sondá-los sobre o assunto, o que foi visto como um sinal de que começa a reconsiderar a possibilidade de compor a chapa puro-sangue para a disputa com a petista Dilma Rousseff.

Aécio ontem voltou a negar a possibilidade de ser vice na chapa de Serra. E afirmou que será candidato ao Senado nas próximas eleições. Desde que desistiu de disputar a indicação de seu partido para concorrer ao Planalto, o tucano vinha afirmando que o Legislativo seria seu caminho mais provável em 2010, mas deixava seu futuro político em aberto. Depois de inaugurar uma obra em Guaxupé, ontem, foi categórico: — Quanto ao futuro, fiz uma opção clara hoje. Serei candidato ao Senado por Minas e, no Congresso, quero dar continuidade ao trabalho que iniciamos aqui.

Um oposicionista minimizou as negativas de Aécio: — Ele pergunta a opinião de seus interlocutores sobre a viabilidade da chapa Serra-Aécio. Quem pede opinião considera a possibilidade.

A informação de que o ex-presidente Fernando Henrique já teria dado como certa a aceitação de Aécio para vice, como publicou ontem a coluna Panorama Político, levou alvoroço à oposição.

— Seria uma excelente notícia, mas temos que ter toda a cautela — disse o senador ACM Junior (DEM-BA).

— Com Aécio na chapa, a oposição praticamente define a eleição contra uma candidata desqualificável — disse o líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN).

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), diz que ninguém tratou disso ainda, mas também não descarta que esse acerto seja possÍvel: — Isso só vai ser tratado lá na frente, depois de consumada a candidatura do PSDB a presidente.

O ex-líder do DEM na Câmara Ronaldo Caiado (GO) estava animado. Pelo twitter, disse que teve conversas em São Paulo e, “mais do que nunca, a onda Serra e Aécio se consolida”.

(Fábio Fabrini e Maria Lima)

Nenhum comentário: