segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

FHC afirma que PSDB não deve ter medo e chama Dilma de "boneco"

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Ex-presidente defende candidatura de Alckmin ao governo de São Paulo

Catia Seabra


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comparou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a um boneco manipulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Num seminário destinado a prefeitos e vereadores do PSDB, no sábado, ele recomendou que os tucanos não tenham medo da popularidade de Lula, a quem chamou de ventríloquo de Dilma.

Segundo participantes, FHC duvidou do potencial de transferência de votos de Lula para Dilma porque o eleitor "desconfia de bonecos". "Vamos mostrar que Dilma não tem as mesmas inteligência e capacidade de Lula", disse ele, segundo relato de participantes.

No seminário, FHC disse que seria um "tiro no pé" se o PSDB não lançasse a candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo. Por duas vezes, ele afirmou que sonhava com o nome do governador de Minas, Aécio Neves, como vice de José Serra, para a Presidência.

FHC afirmou, porém, que confia na cooperação de Aécio ainda que ele não componha a chapa. Segundo ele, Aécio terá que trabalhar muito em Minas para fazer seu sucessor.

Citando Tancredo Neves, avô de Aécio, FHC disse que ele precisa manter o poder no Estado. Por isso, trabalhará pelo partido.

Organizador do seminário, o secretário estadual Xico Graziano pediu que não se falasse sobre o dia a dia político no evento, destinado à modernização do discurso do partido. FHC foi obrigado a falar quando um dos participantes criticou o fato de o PSDB não ter candidato ao Planalto, enquanto Dilma está em campanha.

FHC reagiu, afirmando que Serra é o candidato, mas não pode se declarar enquanto governa São Paulo. Ainda segundo FHC, cabe a Serra ditar as diretrizes da sigla em campanha. Mas isso ainda não aconteceu. No evento, FHC fez uma crítica indireta a Serra e Alckmin. Disse que o PT tenta desconstruir seu mandato. "Infelizmente, nas duas campanhas do partido à Presidência, essa bandeira não foi defendida."

FHC disse ainda que seria um erro do PT tentar comparar sua gestão à de Lula porque não se faz disputa "olhando para o retrovisor". Mas apresentou números para que o partido fizesse comparações. Repetindo dados de artigo publicado ontem em "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", FHC disse que atendeu a 5 milhões de famílias no Bolsa Escola e que o governo Lula incluiu mais 6 milhões.

Em evento ontem com a Juventude Petista, Dilma defendeu a comparação das gestões. "Se não comparar, fica difícil. Vamos discutir quem fez o quê. E quem fará o quê." O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também rebateu FHC. "Toda vez que ele fala, o governo cresce na aprovação e a ministra, nas pesquisas."

No seminário, FHC disse ainda que o PT esconde o trabalho dos governos anteriores.

Nenhum comentário: