sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Candidatos 'desfilam' no carnaval

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Festa servirá de primeiro teste de popularidade para presidenciáveis; só Marina fugirá da folia

Clarissa Oliveira


A menos de cinco meses do início da campanha eleitoral, os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto vão transformar o carnaval deste ano em seu primeiro teste de popularidade. A ordem é intensificar a agenda de folia e garantir exposição nas maiores e mais tradicionais festas do País. Na lista de destinos, estão Recife, Pernambuco e Rio.

Decidida a herdar os votos do eleitorado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tinha até ontem a agenda mais intensa entre os pré-candidatos. Ela abrirá a maratona no sábado, no Recife, aceitando convite do governador Eduardo Campos (PSB) para participar do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo. De lá, segue para Salvador, no camarote com o governador Jaques Wagner (PT). Por fim, irá ao Rio, na companhia do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Como os três Estados são governados por partidos da base aliada, o comando da campanha de Dilma avalia que essa será a oportunidade para preparar o terreno para o lançamento da pré-candidatura. A ministra será oficializada como o nome do PT para a disputa presidencial logo após o carnaval, no 4º Congresso da sigla, entre os dias 18 e 20 deste mês. De quebra, a agenda vai permitir estreitar as relações com o PSB e o PMDB, alvos estratégicos da política de alianças do PT.

"Dilma tem um estilo dela e não vai necessariamente sair sambando por aí. Mas ela com certeza saberá cantar um samba-enredo como ninguém", brincou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, membro da coordenação de campanha da ministra.

Ontem, circulava no PT a informação de que Dilma teria sido convidada também para o carnaval de São Paulo, Estado governado pelo pré-candidato tucano José Serra (PSDB). Mas o desfile no Sambódromo do Anhembi ficou fora da agenda.

Se as fortes chuvas que atingem São Paulo há mais de um mês derem trégua, Serra deverá seguir um caminho semelhante ao da rival petista. O tucano confidenciou a aliados que está de olho nos convites que recebeu para prestigiar o carnaval no Recife e em Salvador.

Serra vem sendo pressionado pelo tucanato a buscar exposição no Nordeste. O governador se mantém na dianteira nas pesquisas ? no último levantamento CNT/Sensus, ele tinha 33,2% das intenções de voto, enquanto Dilma contabilizava 27,8%. Mas a petista disparava para 38% na região Nordeste, onde tucano tinha 25,4%.

Não está descartada a possibilidade de Serra aparecer no Rio. Ainda assim, o governador deixou claro a aliados que só sairá de São Paulo se estiver certo de que as chuvas não serão problema durante o feriado. Não quer correr o risco de ser fotografado em meio a confetes e serpentinas, se houver qualquer perigo de enchente ou alagamento em seu Estado. Se a previsão for de chuva forte, a agenda deverá se restringir ao Anhembi.

CIRO

Se Serra optar por não viajar, quem poderá fazer companhia a Dilma no Galo da Madrugada é o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Ele aceitou o convite de Eduardo Campos e garantiu que estará no Recife no sábado. De lá, ele segue para o Rio, onde costuma passar o carnaval ao lado de sua mulher, a atriz Patrícia Pillar.

A única exceção ficou por conta da senadora Marina Silva (PV-AC). Conhecida por sua religiosidade, ela avisou que passará o feriado em casa, em Brasília, com a família. Disse que nunca foi de pular carnaval e não vai mudar de comportamento agora que virou candidata. "É questão de coerência", disse o presidente do PV do Rio, Alfredo Sirkis, que planeja festejar com o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, em Salvador.

Nenhum comentário: