quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aécio reduz jornada de servidor em MG

DEU EM O GLOBO

Motivo, porém, é que governo terá nova sede, mais longe

BELO HORIZONTE. O governo de Minas promete economizar R$ 92 milhões anuais com a transferência de sua sede para a Cidade Administrativa, complexo de prédios em Belo Horizonte com inauguração prevista para a semana que vem. Mas permitirá que os servidores lotados no local tenham jornada de trabalho 25% menor. O governador Aécio Neves (PSDB) assinou ontem decreto que regulamenta a redução da jornada do funcionalismo, a título de facilitar a adaptação e o transporte para a área, a 18 quilômetros do Centro da capital.

A medida vale para funcionários efetivos e comissionados que trabalham 40 horas semanais.

A permanência diária em serviço cairá de oito para seis horas. Até 16.322 trabalhadores serão contemplados pelo decreto, que vale para este ano e será aplicado de forma gradual. O cronograma prevê a transferência das repartições até outubro.

A redução de jornada foi autorizada por lei aprovada na Assembleia e sancionada em janeiro pelo governador. O texto suscitou críticas da oposição, que alertou para a possibilidade de a produtividade cair e classificou o benefício de eleitoreiro.

A secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena, disse que o número de servidores afetados representa 5,2% do total do estado, parcela insuficiente para prejudicar o cumprimento de metas e comprometer a prestação de serviços. Segundo ela, o decreto vale até dezembro e o governo não aventa a possibilidade de prorrogação: — Foi uma reivindicação que tivemos e uma preocupação do governador. Muitas pessoas têm de se adaptar, principalmente quem tem filhos na escola. (É) para diminuir qualquer dificuldade que o servidor tenha.

Aécio deve inaugurar o empreendimento no dia 4 de março, centenário de nascimento do avô, o ex-presidente Tancredo Neves. O presidente Lula é aguardado. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra durou 25 meses. Os contratos com empreiteiras somaram R$ 948 milhões

3 comentários:

Thiago disse...

Eu acho que com todas as secretarias no mesmo lugar, se o servidor tiver que resolver uma pendência com outro órgão, basta pegar o elevador e não mais usar um carro oficial, perder tempo no trânsito, até chegar na outra Secretaria. Pra mim, essa nova geografia da administração pública agiliza a troca de informações, diminui a burocracia e a gestão dos projetos será mais eficiente. O resultado disso é a melhora dos serviços prestados ao cidadão. Acho que a produtividade dos servidores irá aumentar, isso sim.

Victor Hugo disse...

Eu li que a partir da inauguração da Cidade Administrativa, a expectativa é induzir a implementação de novos investimentos públicos e privados, com a geração massiva de empregos, trazendo mais oportunidades e melhores condições de vida para a população, principalmente no vetor norte, local onde foi realizada a obra.

Tem mais informações e fotos sobre o empreendimento em www.cidadeadministrativa.mg.gov.br

Anônimo disse...

Acho bastante interessante e importante a obra da Cidade Administrativa. A forma como foi feito o planejamento de desenvolvimetno do entorno espelhou-se em exemplos de grandes cidades como Chicago, Londres e Berlim. Todas essas cidades desenvolveram o seu planejamento a partir do principal aeroporto da cidade. Assim foi feito com a Cidade Adminsitrativa, que reconfigura todo o desenvolvimento de BH, confirmando a vocação de planejamento urbano da capital mineira.