sábado, 23 de janeiro de 2010

Wilson Diniz:: Pulando do barco

DEU EM O DIA

Cenário dos estados mostra que aliados podem deixar Dilma

Rio - A Arca de Noé foi um grande navio construído por Noé, a mando de Deus, para salvar sua família e as espécies animais, antes que viesse o grande dilúvio da Bíblia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter se inspirado no Livro Sagrado para tentar viabilizar sua candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff.

O presidente, quando construiu seu arco de coligações nos estados, não esperava que tantos animais políticos construíssem uma insurreição quase surda e pulassem do barco antes da chegada dos trovões da próxima eleição.

Na Região Sudeste, onde a eleição será decisiva, a base aliada está rachada. O PMDB de Orestes Quércia, no Estado de São Paulo, rompeu com a cúpula nacional do partido e se alia com o candidato do PSDB, José Serra. A candidata do presidente corre o risco de sofrer uma derrota fragorosa nas urnas.

Em Minas Gerais, se o governador Aécio Neves não fizer corpo mole para transferir seus votos para José Serra, o cenário torna-se complicado para Dilma Rousseff.

No caso do Rio de Janeiro, o candidato do PSDB sofre os efeitos cruzados da herança maldita do governo de Marcelo Alencar e falta de nomes no partido com densidade eleitoral para concorrer nas eleições majoritárias.

Para agravar quadro crítico do candidato do PSDB, o governador Sérgio Cabral, com 35% das intenções de votos nas últimas pesquisas e mais a máquina do prefeito Eduardo Paes, blinda o crescimento de José Serra.

O cenário muda, no Rio, se o deputado Fernando Gabeira (PV) concorrer ao governo do estado e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que tem asas de águia. pular do “barco” da ministra Dilma Rousseff e pousar no ninho dos tucanos de José Serra.
Professor e economista

Nenhum comentário: