sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Versão de Serra

DEU NO VALOR ECONÔMICO

O escritor Fernando Morais pode ter suas preferências políticas antitucanas, mas sua memória não anda bem. O deputado João Herrmann foi eleito, mas ele afirma que não. José Serra não era secretário da Fazenda, mas do Planejamento. Nesse ano [1986], Serra teve 160 mil votos.

Se não fosse candidato, imaginar que esse volume de votos iria todo para dez deputados não eleitos, e que assim eles se elegeriam, é delirante, além de ser contra a aritmética. Fernando Morais teve uma votação muito pequena - uns 11 ou 12 mil, sendo dos menos votados da legenda.

Por fim, o fato de ser vidrado em Fidel Castro, fumante de charutos e defensor incondicional de José Dirceu não é credencial para o Fernando Morais situar-se à esquerda de Serra, se o qualificativo significar compromisso com a democracia e luta contra a desigualdade social.

Serra, aliás, foi o deputado que aprovou mais emendas na nova Constituição, mais projetos de lei, e foi reeleito quatro anos depois com 340 mil votos, apesar de ser da oposição em relação aos governos estadual e federal da época.

Nenhum comentário: