sábado, 2 de janeiro de 2010

Vaga para Senado abre crise no PT

DEU EM O GLOBO

Berzoini defende Benedita e diz que candidatura de Lindberg não está garantida

Camila Nobrega, Flávio Tabak e Aloysio Balbi

Diante da tensão instaurada entre o presidente eleito do PT no Rio, Luiz Sérgio, e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias - devido a um acordo eleitoral feito entre o prefeito e o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) - o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse que pode ter havido uma conversa paralela, mas não uma combinação entre o PMDB e o PT para assegurar a candidatura de Lindberg ao Senado. O petista tem como concorrente a ex-governadora Benedita da Silva, que também quer disputar o Senado pela legenda. Berzoini classificou de "pretensão" a declaração de Lindberg de que o pacto com o PMDB garantiria sua candidatura a senador pelo PT:

- Se a conversa existiu, foi entre duas pessoas. Mas é pretensão acreditar que uma combinação assim se torne um acordo do partido. Nenhum filiado do PT está acima das instâncias estadual e nacional. Os agentes políticos têm que conversar, mas o teor precisa ser submetido à direção nacional. O Luiz Sérgio é o presidente, mas também não depende só dele, e sim de toda a executiva nacional - disse Berzoini, ressaltando que desconhecia qualquer pacto entre Lindberg e Cabral. - Esse tipo de conversa acontece frequentemente. Vamos lidar como sempre fazemos, discutindo dentro do PT.

Sobre a possibilidade de o partido priorizar a candidatura de Lindberg ao Senado, tirando da corrida Benedita da Silva, Berzoini disse que não há nada definido. O presidente, que fica no cargo até fevereiro, quando será sucedido por José Eduardo Dutra, deu razão à Benedita, que defendeu uma disputa interna no PT para escolher os candidatos:

- Benedita tem razão. Ela anunciou há algum tempo sua intenção de concorrer ao Senado e tem todo o direito de pleitear uma vaga. O Lindberg é prefeito do PT, temos muito respeito por ele, mas é preciso se submeter às regras do partido.

"Ele é lindinho e eu não posso ficar feia"

Já Benedita voltou a afirmar que é candidata ao Senado nas eleições deste ano. Ela elogiou a decisão de Lindberg de apoiar a reeleição de Cabral ao governo do Rio, retirando seu nome da disputa, mas acha cedo para comentar a possibilidade de o PT ter dois postulantes a uma vaga no Senado pelo Rio. A ex-governadora espera que o assunto seja decidido nas prévias do partido.

- É tradição do PT discutir esse assunto nas prévias. Minha candidatura foi colocada há muito tempo, é bem aceita no partido e todos sabem que é para valer - disse ela.

Em Campos, onde faz um tratamento de para perder peso, Benedita brincou sobre a possível candidatura de Lindberg ao Senado:

- Ele é lindinho e eu não posso ficar feia. Mas é cedo para discutir a questão, pois a nova executiva do PT vai tomar posse em fevereiro. Não posso assinar embaixo de coisas que só li pelo jornal. E li inclusive que Lindberg completaria o mandato em Nova Iguaçu, onde faz boa administração. Decidi emagrecer na passagem do ano para ter disposição física e encarar essa campanha. Aos 67 anos, tenho um problema em um joelho, e tenho que perder peso para poder andar muito - disse ela, que também fez um tratamento para retirar gorduras localizadas.

Como Berzoini, o atual presidente do diretório do PT no Rio, Alberto Cantalice, que será sucedido por Luiz Sérgio em fevereiro, também negou a existência de um acordo entre a legenda e o PMDB para ceder uma vaga de candidato ao Senado a Lindberg.

- Acordo é feito no partido. Sabíamos sobre essas conversas entre o Lindberg e o Pezão, mas o PT não participou. A Benedita tem legitimidade para colocar o nome dentro do PT. O partido vai decidir na convenção de março - disse Cantalice.

Há uma possibilidade, segundo Cantalice, de o PT indicar dois nomes para o Senado, e o PMDB concorrer com outros dois. Tudo depende do que for decidido para a vaga de candidato a vice-governador na chapa de Cabral.

Um comentário:

Anônimo disse...

O PT ainda vai conhecer esse tal de Luiz Sergio. Angra já o conhece muito bem e o quer bem longe daqui. Ele gosta muito é de criar dificuldades pra negociar, em dólares, as facilidades. Tomara que o Cabral não entre na dele.