sábado, 23 de janeiro de 2010

Para AGU, ações contra Lula e Dilma serão arquivadas; DEM vê arrogância

DEU EM O GLOBO

Ministro diz que inaugurações são prestações de contas à sociedade

Luiza Damé e Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Embora em tom mais ameno, a guerra entre governo e oposição foi alimentada ontem pelos dois lados.

O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, disse que a nova representação da oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por campanha eleitoral antecipada, deverá ser arquivada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Adams considera que são prestação de contas à sociedade e não ferem a legislação os atos praticados pelos dois nos últimos dias — incluindo inaugurações de obras, com palanque e discursos, e a fala de Lula sobre a campanha na reunião ministerial de quinta-feira.

— Essa (representação) deve resultar no indeferimento. Ela reprisa uma questão já discutida no TSE, basicamente exigindo que o governo não fale de suas realizações. Isso não é vedado pela legislação eleitoral — afirmou o advogado geral.

Anteontem, PSDB, DEM e PPS recorreram ao TSE por causa da solenidade de inauguração da barragem do Setúbal, em Jenipapo, Minas Gerais, com discursos de Lula e Dilma rebatendo críticas da oposição.

Foi a quinta representação contra Lula e Dilma.

PSDB, DEM e PPS reagiram a essa previsão e também ao fato de Lula ter chamado de “babaca”, na reunião ministerial, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

— O presidente e seu governo fazem campanha todos os dias, só um cego não vê. — rebateu, dos Estados Unidos, o presidente do PSDB, que voltou a comentar o ataque de Lula a ele. — Respeito Lula como presidente do Brasil. Portanto, quando ele faz comentários de baixo padrão, não vou respondê-los no mesmo nível.

Ele é conhecido por não controlar o seu vocabulário.

Petistas e tucanos disseram ontem não acreditar que essa tentativa de paz possa dar resultado em ano eleitoral.

Para senador José Agripino, líder do DEM no Senado, a postura do advogado-geral da União só reforça a arrogância do governo: — A arrogância do governo é tanta que chega ao ponto de o presidente da República chamar de babaca o presidente de um partido da oposição, e o advogado-geral acha que pode falar pelo TSE.

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, disse ontem em São Roque, na Grande São Paulo, que não vai mais ficar em “disputa de comadres” com dirigentes do PSDB

Nenhum comentário: