quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

NOTAS RIO DE JANEIRO

Aspásia é candidata do PV ao Senado

Vereadora é escolhida para chapa com Gabeira para governador. Verdes devem se aliar a PSDB, PPS e DEM

Depois de ter definido a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira para governador, o PV decidiu ontem que também terá candidato ao Senado em outubro. O nome escolhido foi da vereadora carioca Aspásia Camargo. A definição foi da Executiva Regional do partido, que se reuniu ontem. O PV deve se aliar ao PSDB, PPS e DEM.

Segundo a vereadora, o PV decidiu que as duas candidaturas são prioritárias e serão mantidas, ainda que sejam feitas outras alianças. Os verdes deixaram em aberto a outra vaga para o Senado — serão eleitos dois senadores por estado em 2010 — e as composições das chapas para deputado federal e estadual.

Aspásia disse que a polêmica sobre o fato de Gabeira ter palanque duplo no Rio para presidente — Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) — foi superada. “O sistema eleitoral brasileiro é flexível, a gente vê de tudo na federação. As realidades políticas de cada estado são diferentes”, justificou a vereadora. A intenção do PV é repetir a aliança que apoiou Gabeira para a Prefeitura do Rio em 2008. O problema, porém, é a resistência do presidente do PV, Alfredo Sirkis, à candidatura do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, a senador. Apesar de ter ocupado cargo de secretário nas gestões de Maia, Sirkis é contra a candidatura do ex-prefeito.

Gabeira

· PSDB quer que o PPS, o DEM e o PV comecem logo a divulgar o nome de Fernando Gabeira ns Baixada e no interior . Para o partido, o provável candidato ao governo só é bem conhecido na capital. O diretório estadual do PPS, desde o ano passado aprovou a indicação de Gabeira como candidato ao governo.

Aliados 1

· A aliança em torno da candidatura de Fernando Gabeira (PV) a governador enfrenta dificuldades entre os coligados:DEM, PSDB e PPS. Os tucanos terão o vice, e os candidatos a senador são são César Maia e outro nome do bloco. O problema que há muita gente do PSDB e do PV não está a fim de fazer campanha para César Maia.

Aliados 2

· Para complicar, o prefeito de Duque de Caxias e presidente do PSDB estadual, Zito, dizem que não apóia Gabeira de maneira alguma. Segundo fontes ele fechou um acordo para a reeleição de Sérgio Cabral e para e para a eleição de Jorge Picciani, presidente da ALERJ, para o Senando.

Aliados 3

· No próprio PPS fala-se que a um grupo que faz campanha aberta pela reeleição de Sérgio Cabral. José Serra, como se vê tem muito trabalho para unir todos em um único palanque de Gabeira.
Aliados 4

· Comenta-se que o governador de S. Paulo, José Serra conversou ontem com o prefeito de Duque de Caxias/RJ, José Camilo Zito (PSDB). Assunto: Cobrar apoio à candidatura de Gabeira ao Governo do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: