segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

No Rio, tucanos ainda buscam nome

DEU EM O GLOBO

PSDB admite não ter candidatos fortes que possam ajudar Serra no estado

Carolina Benevides

Na falta de nomes como os de Fernando Gabeira (PV) e Cesar Maia (DEM), que devem disputar o Senado, o PSDB enfrenta dificuldades para escolher um candidato ao governo do estado que possa ajudar José Serra, candidato à presidência, a conquistar votos no Rio.

— Não conseguimos trabalhar para ter uma liderança forte no estado e não temos um nome que abra palanque para o Serra — disse a vereadora Andrea Gouvêa Vieira.

Mas, segundo o deputado federal Luiz Paulo Corrêa da Rocha, presidente do diretório regional do partido, o PSDB terá candidatura própria.

— Não há como não surgir uma liderança. Os deputados federais Otavio Leite e Marcelo Itagiba já estão cotados. Zito, prefeito de Caxias, era o nome mais forte, mas já decidiu que não vai deixar a prefeitura — disse ele, lembrando que as conversas com o DEM e o PPS vão continuar.

Para Andrea Gouvêa Vieira, os nomes não são os ideais.

— Não acredito que o Otavio Leite abra mão do seu mandato para fazer campanha sem chances de vencer — disse a vereadora, que não aprova o nome de Marcelo Itagiba.

— É um nome prejudicial ao Serra. Itagiba foi secretário de Segurança Pública do governo Garotinho. Seria um prato feito para a oposição.

Otavio Leite diz que é “soldado do partido”.

— As decisões vão ser tomadas de acordo com os interesses nacionais do PSDB e, por isso, estou disposto a qualquer sacrifício — disse ele, lembrando que talvez seja a hora de o DEM retribuir o que o PSDB tem feito nas últimas eleições. — Fui vice do Cesar Maia (ex-prefeito do Rio) e pode ser um bom momento para o DEM indicar o candidato e o PSDB, o vice. Sabemos que o nome do Cesar vai aparecer em primeiro nas pesquisas.

Por e-mail, Cesar confirmou que é candidato ao Senado e que o DEM vai apoiar o nome da coligação, seja ele quem for: “Há vários nomes no PSDB, DEM e PPS. E quem sabe no PV.

Nós apoiaremos o que a aliança decidir.

Mas o DEM tem dois candidatos disponíveis: Marcelo Garcia e Indio da Costa”.

Nome que ainda não foi testado em pesquisas, Indio da Costa diz que aceitaria o desafio, por achar que o candidato da aliança PSDB/DEM/PPS tem chance de vencer a eleição.

— Não vamos servir só de palanque para o Serra. Ele também nos ajudará. Se chegarmos ao 2º turno, vamos vencer.

Vereador pelo PPS, Stepan Nercessian também está à disposição.

— Ainda não tenha o estofo necessário, mas podem contar comigo. O Serra deveria apontar o nome mais favorável.

Nenhum comentário: