quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Marina aprova Gabeira, mas alerta para impasse

DEU EM O GLOBO

Senadora afirma que decisão final ficará apenas para fevereiro: "A questão é que não tenha ambiguidade"

Cássio Bruno

A senadora e pré-candidata à Presidência Marina Silva (PV-AC) disse ontem ser favorável à intenção do deputado federal Fernando Gabeira de disputar o governo do Rio. Mas, segundo ela, o partido ainda precisa discutir o fato de Gabeira ter dois palanques no estado - o dela e o do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) - já que o deputado deverá disputar a sucessão fluminense pela coligação PSDB/DEM/PPS/PV.

- Todos (os integrantes do PV) são favoráveis à candidatura de Gabeira. Agora, caberá debater como vamos viabilizar isso. A questão prioritária é que não tenha uma ambiguidade para não entrar em contradição com o projeto nacional do partido. Só vamos decidir depois do carnaval - afirmou a senadora.

Cesar Maia discute com Serra palanque do Rio

Marina lembrou que foi o próprio Gabeira quem decidiu, inicialmente, retirar a pré-candidatura ao governo do Rio, justamente para evitar subir nos dois palanques durante o primeiro turno das eleições de outubro:

- Era uma tese que já estava pronta. O Gabeira tinha uma coligação (partidária) em curso. E o partido está avaliando. O Gabeira é a liderança mais forte que temos. É a nossa maior estrela. Tem um impacto político.

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, sinalizou que o acordo com o PV caminha bem:
- O assunto está avançando com o PV.

Ontem, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), pré-candidato ao Senado, conversou com o governador José Serra. Por e-mail, Cesar explicou que, na opinião do tucano, Gabeira conseguirá resolver o impasse dos palanques com dirigentes do PV:

- Foi (uma conversa) pelo telefone e sobre o positivo da decisão (da pré-candidatura) do Gabeira. O Serra acha que a experiência dele resolverá tudo.

O chefe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Luiz Fernando Santa Brígida, confirmou que a lei eleitoral permite a candidatos fazerem campanha em dois ou mais palanques:

- A verticalização acabou. Formalmente, não há problemas. O que pode acontecer é o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixar uma resolução antes das eleições, determinando o contrário.

Gabeira vai tirar votos de Cabral, avalia Garotinho

Gabeira disse que, a partir de agora, discutirá alternativas para resolver o impasse no PV: - Queremos saber (com integrantes do partido) quais são as demandas e de que forma poderemos encontrar uma solução para o caso.

Uma das soluções apontadas pela coligação que apoia Gabeira é que o deputado dê o palanque para Marina no primeiro turno e a Serra, no segundo. O deputado é contra:

- Daria a entender que o segundo turno já estaria decidido - descartou Gabeira.

Apesar de insistir em dizer que não é pré-candidato ao governo, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) comemorou a intenção de Gabeira de voltar à disputa. Antigos aliados, Garotinho e Cabral são da base aliada da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à Presidência.

- Eu acho ótimo. Quanto mais candidatos melhor. O Gabeira tiraria votos do Cabral na Região Metropolitana - avaliou Garotinho.

Procurado, Cabral não quis falar sobre eleições.

Nenhum comentário: