sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Jarbas vê “ofensa gratuita” a tucano

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Trinta e um dias após a última agenda política oficial e pública, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) deixou as férias de lado, ontem, para se posicionar em relação à disputa de discursos estabelecida entre o PT e o PSDB desde o início da semana. Através de nota oficial, o peemedebista defendeu o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra – um dos seus principais aliados no Estado –, considerou os petistas preconceituosos com os nordestinos e atacou a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

“Chamar o senador Sérgio Guerra de jagunço é uma ofensa gratuita ao senador e um desrespeito ao povo pernambucano, que ele representa com muita dignidade e competência”, afirmou Jarbas.

A ação de Jarbas veio à tona após o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o presidente eleito da sigla, José Eduardo Dutra, classificarem Guerra como um “verdadeiro jagunço da política” a serviço do governador de São Paulo e pré-candidato tucano ao Planalto, José Serra.


“Com que então um nordestino que é ponderado, mas firme na defesa de suas convicções, lembra jagunço para o atual e o futuro presidente do PT?”, indagou Jarbas, ressaltando o caráter preconceituoso do substantivo utilizado pelos petistas.

“A escolha da palavra mostra um preconceito tacanho, que há muito deveria estar banido do debate político. Infelizmente, é essa a imagem que a ministra Dilma Rousseff e os petistas têm dos nordestinos”, afirmou o peemedebista.

Jarbas, um dos principais articuladores da oposição ao presidente Lula, também não economizou nas críticas a Dilma. “Para mim, isso (a reação de Dilma) não é novidade, pois grosseria, má educação e rispidez são elementos inerentes à personalidade da ministra Dilma”, finalizou.

Na próxima semana, a última antes do fim do recesso legislativo, o senador retorna às atividades públicas: participará, na terça (26), da festa de aniversário da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), no Recife.

AÇÃO

Também ontem, em novo round na pré-campanha pelo Palácio do Planalto, a oposição acionou formalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff. Os partidos da oposição – PSDB, DEM e PPS – acusam Lula e Dilma de fazerem propaganda eleitoral antecipada e pedem que o TSE aplique como punição a cobrança da multa máxima prevista para quem descumpre a legislação. A lei estabelece que a propaganda eleitoral somente pode ser feita depois de 5 de julho, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou valor equivalente ao custo da propaganda.

De acordo com os partidos de oposição, Lula e Dilma teriam feito propaganda irregular durante inaugurações na terça-feira passada, em Minas Gerais.

Nenhum comentário: