quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Gabeira deve fechar acordo com o PSDB

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Ana Paula Grabois e Heloisa Magalhães, de São Paulo e do Rio

Depois de desistir da disputa pelo governo do Estado do Rio, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) voltou atrás e agora vê "perspectivas boas" para a candidatura. Nos últimos dias, uma tropa do PSDB esteve no Rio para convencê-lo a disputar o cargo e, assim, dar palanque no Rio ao presidenciável José Serra, governador de São Paulo. "Estamos encaminhando um acordo, o entendimento vai depender das condições para que todos se sintam confortáveis", disse o deputado. O desafio para sua candidatura deslanchar é conjugar o apoio a Marina Silva, pré-candidata a presidente do PV, e a Serra. Gabeira desistira anteriormente porque teria pouca chance de vencer o pleito com apenas 30 segundos de propaganda eleitoral enfrentado o favorito, Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição. Se a coligação for fechada, Gabeira ficará com tempo de TV de 5 minutos a 6 minutos.

"Nossa ideia é fechar ª o acordo] até o carnaval", afirmou Gabeira.

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, é mais otimista e prevê que a coligação será alinhavada até a próxima semana. Guerra, um dos principais articuladores da aliança, diz que a candidatura do deputado do PV é "muito importante para Serra e para o Rio ter um candidato em quem votar", mas ressalta que a coligação trata da eleição estadual, sem causar problema jurídicos. O PSDB deve ter candidato no Rio a senador, mas o nome ainda não foi escolhido.

Nos últimos dias, vários integrantes do PSDB conversaram com Gabeira, como os deputados federais Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) e Jutahy Magalhães Júnior (BA). Do PSDB fluminense, o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha e a vereadora Andrea Gouvêa Vieira conversaram com Gabeira. A avaliação que saiu das conversas é de que Gabeira tem chances de vencer Cabral, favorito nas pesquisas eleitorais e apoiado pela pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em 2008, Gabeira foi ao segundo turno da eleição para prefeito do Rio e perdeu por pequena diferença de votos para Eduardo Paes (PMDB). Na época, o deputado já contava com a aliança tucana.

Gabeira já havia até desistido de concorrer ao Senado e tentaria a reeleição como deputado federal. A avaliação era de que poderia não conseguir votação suficiente para uma das duas vagas no Senado diante dos nomes que devem disputar no Estado. Já anunciaram a intenção de concorrer ao Senado o senador Marcelo Crivella (PRB), o deputado estadual Jorge Picciani (PMDB) e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM). O PT ainda vai escolher entre a ex-senadora Benedita da Silva e o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias.

Cesar Maia disse que conversou por telefone com o governador José Serra na noite de terça-feira. Serra esteve no Rio para o lançamento de um livro da Unesp. Maia contou que os dois conversaram sobre a decisão de Gabeira de realmente concorrer ao governo do Rio, o que vai compor o quadro eleitoral no Estado. Para Maia, a revisão da decisão de Gabeira faz sentido, pois inicialmente o deputado, "coerentemente, alinhou-se com a candidatura Marina até que ela entendesse bem o quadro do Rio e liberasse a formação que se tinha antes dela ser candidata". O momento, disse ele, é de "arrumação da chapa". Maia, porém, enfrenta resistências por parte do PV do Rio. "Não há nenhuma hipótese do PV apoiar Cesar Maia", disse o vereador Alfredo Sirkis, presidente do PV do Rio.

Nenhum comentário: