quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gabeira agora diz que pode disputar governo

DEU EM O GLOBO

Deputado articula com tucanos palanque para Serra, mas afirma que decisão final será de Marina

Cássio Bruno

Depois de rejeitar a hipótese de subir em dois palanques de candidatos à Presidência no estado — o do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o da senadora Marina Silva (PV-AC) —, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) voltou ontem a cogitar a possibilidade de concorrer em outubro com o atual governador Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição, e com o ex-governador Anthony Garotinho (PR), ambos da base aliada da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff (PT). O processo de convencimento ocorreu após conversas com PSDB e PPS no fim de semana.

Gabeira, agora, aguarda apenas uma decisão de Marina para oficializar o acordo com a coligação, composta também pelo DEM.

— O clima no PSDB e no PPS é o seguinte: não tem outra alternativa (de oposição a Cabral) a não ser a minha candidatura.

As chances são grandes.

Eu teria de cinco a seis minutos de propaganda. Por ironia, só dependo do PV e da Marina — disse Gabeira.

No encontro da cúpula do PSDB realizado anteontem em São Paulo, o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, afirmara que, em sua avaliação, as situações mais complicadas estariam no Rio de Janeiro, Ceará e no Amazonas. Integrantes do PV fluminense e de partidos da coligação já falam na précandidatura de Gabeira ao governo do estado.

— Existe a possibilidade.

Ele é o nome do PV. Mas o processo demanda negociação e decisão da Marina. Pode ser que a coisa evolua. Vamos aguardar — afirmou o presidente do diretório regional do PV, vereador Alfredo Sirkis, que chegou a lançar sua précandidatura ao governo. — Foi apenas um freio de arrumação.

Uma formação defensiva.

A situação era confusa. Fiz isso para o Gabeira não ficar exposto — justificou Sirkis.

“Era a única solução que tínhamos”, diz Rodrigo Maia A vereadora Aspásia Camargo (PV) seguiu o mesmo tom: — Gabeira é nosso candidato natural. Agora, temos um quadro significativo de oposição.

Procurada, Marina Silva não retornou as ligações.

O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia, comemorou: — Será uma aliança vitoriosa.

Era a única solução que tínhamos: Gabeira e (o ex-prefeito) Cesar Maia (pré-candidato ao Senado) num mesmo palanque. São perfis de votos diferentes, que vão se somar.

Por e-mail, Cesar Maia também mostrou-se otimista: — Marina vai crescer muito no Rio. E no segundo turno teremos o Gabeira em sinergia com o Serra.

O presidente do diretório regional do PSDB, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, pediu cautela: — É um momento embrionário.

Ainda é cedo.

O vaivém de Gabeira começou quando ele descartou seu nome ao governo para não ser obrigado a subir nos palanques de Marina e Serra ao mesmo tempo. Em agosto do ano passado, o deputado declarou: — Não sabemos como é que fica, é a engenharia mais difícil até agora: Dona Flor e seus dois maridos.

A partir daí, Gabeira voltou suas atenções para o Senado.

Mas também abriu mão ao saber que teria pouco tempo de propaganda no rádio e na televisão.

Por fim, admitiu até concorrer novamente à Câmara.

Nenhum comentário: