terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FH: 'Ele calçou o sapato errado'

DEU EM O GLOBO

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “calçou o sapato errado” na condução do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos.

Ele admitiu que o programa tem semelhanças com os PNDHs 1 e 2, lançados em seu governo (1996 e 2002), mas considerou que o governo Lula “combinou uma coisa e fez outra”.

Sobre a Comissão da Verdade, um dos poucos pontos que não foram tocados nos PNDHs de seu governo, Fernando Henrique disse que a ideia só tem criado tumultos, inclusive no governo: — O programa tem coisas do meu tempo, mas o fato é que eles (do governo) combinaram uma coisa e fizeram outra.

Isso não se faz em política.

Perguntado sobre o encaminhamento que o presidente Lula deveria dar ao caso, Fernando Henrique afirmou: — Problema do Lula. Ele calçou o sapato errado.

De acordo com Fernando Henrique, a Comissão da Verdade deveria acalmar ânimos, não acirrálos.

Sem entrar em detalhes sobre a proposta, disse apenas que o problema está na forma como o projeto foi conduzido.

Quanto à reintegração de posse de propriedades rurais ocupadas por sem-terra, disse que esse tema não deveria estar no mesmo PNDH.

— Isso acirra ainda mais as coisas. Não havia a necessidade de juntar isso — disse.

Outros pontos que têm acirrado católicos e empresas de comunicação, assim como o casamento de homossexuais, já existiam nas versões do Programa Nacional de Direitos Humanos feitas por

Nenhum comentário: