segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Aécio será pressionado a ser o vice

DEU EM O GLOBO

Serra ainda terá dificuldades para montar sua própria chapa. Ele e seus aliados não escondem de ninguém que o governador de Minas, Aécio Neves, é o vice dos sonhos, pois garantiria a simpatia do segundo maior colégio eleitoral do país. Aécio, porém, resiste à ideia, dizendo que precisa se dedicar ao estado, já que seu candidato, o vice-governador Antonio Anastasia, nunca disputou eleição.

Na verdade, Aécio ainda aposta na possibilidade de Serra desistir da candidatura presidencial, caso a vantagem que mantém em relação à candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, caia nos próximos meses. Aliados de Serra, porém, prometem aumentar a pressão sobre o governador mineiro, e dizem que Aécio poderá ser responsabilizado por eventual derrota de Serra, caso não aceite ser vice na chapa tucana. Uma estratégia, aliás, que corre o risco de ter efeito inverso.

— Acho que o PSDB tem de mostrar para Aécio a importância de sua participação na disputa presidencial. Mas sem faca no pescoço. Responsabilizálo antecipadamente por um resultado negativo é um raciocínio muito maniqueísta para o meu gosto.

É quase pedir para Aécio não ser candidato a vice — adverte o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Para o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), a vaga de vice é um assunto que só deveria ser discutido daqui a três meses: — Tratar de vice agora só nos causa danos. Não é prudente falar disso neste momento, pois nos submete desnecessariamente a um novo impasse.

Já o presidente do PPS, o ex-deputado Roberto Freire, diz que, nos bastidores, são discutidas outras alternativas: — A melhor chapa seria Serra e Aécio. Uma outra opção seria Serra e Marina, embora não ache provável.

Itamar também seria uma boa opção.

Nenhum comentário: