terça-feira, 19 de maio de 2009

Vem aí a fêmea do cavalo de Tróia

Wilson Figueiredo
Jornalista
DEU EM OPINIÃO E NOTICIAS

O equacionamento político da candidatura Dilma Roussef à sucessão presidencial em 2010 passou a emitir sinais de que encaixou como luva a oportunidade de fazer mais do que percorrer o mapa do Brasil, ao lado do presidente Lula, em inauguração de obras que nem começaram. Não ocorreu toque sobrenatural diferenciado – era só o que faltava – quando Dilma Rousseff passou à segunda etapa da candidatura e congelou o debate sobre uma nova reeleição.Lula até fez a sua parte, mas o terceiro mandato dá sinais de não ter desistido. O fato n ovo foi que a pré-candidata resolveu o problema de um diagnóstico médico para o qual não há tratamento político adequado. Pelo menos não havia.

Com voz regulada pela gravidade da situação, dona Dilma Rousseff trancou a possibilidade de exploração política de um câncer linfático ao torná-lo público, junto com a solução cirúrgica e o tratamento programado. Tirou o toque de fatalidade e anulou seu efeito imediato nas pesquisas. A pré-candidata foi direta ao ponto e encurtou a distância entre ela e o eleitor. Passou por cima da doença e se beneficiou da vantagem de explicar a ocorrência de modo mais convincente do que o próprio linfoma. Politicamente falando, a melhor receita para doenças mal afamadas passou a ser o paciente dispensar intermediários.

Dificuldades políticas eram previsíveis quando o presidente Lula adiantou a hora eleitoral e contrabalançou a precipitação áulica de falar em terceiro mandato quando mal começava o segundo. Não houve saldo político na comparação entre o primeiro e o segundo mandato. Faltaram obras para encher os olhos dos cidadãos. Em vez de desancar a miopia cívica nacional, no seu feitio mais agreste, Lula incumbiu o PAC de inserir obras públicas, de efeito visual favorável, na paisagem dos benefícios sociais que sacudiram por dentro a sociedade brasileira e, por fora, o próprio governo. A exagerada antecedência quase levou o presidente ao caminho mais curto para sair da História, com a qual se dá muito bem. Cada qual na sua. O presidente se adiantou à hora eleitoral por falta de melhor assunto para ocupar as cabeças. Foi por intuição, e não por dar ouvido a pesquisas (exceto em causa própria), que identificou cedo a própria candidata ao seu lado, em quem podia confiar em caso de necessidade de retirar-se de cena.Uma candidatura que ele esculpiu sozinho para se sentir um Miguel Ângelo.

Vê-se agora que Dilma Rousseff tinha identidade política suficiente para preencher o vazio deixado pelo terceiro mandato e lidar com a oposição encolhida.A social-democracia percebe certa nostalgia presidencial (ainda controlável) pelo terceiro mandato, dada a maneira rude com que Lula corta o assunto, mas com cautela para não deixá-lo cair na vala comum em que jazem as famosas reformas que já se prestam a situações menos dignas.

O terceiro mandato, que bate à porta com a mão da reforma política, é mais que uma questão pessoal. Lula padece de tentação alternativa que acena com o ponto fora da curvas das urnas (embora contrastando com o receio de ver com os próprios olhos o que foi o seu governo em relação ao que poderia ter sido). É sinal de que já se preocupa com a própria biografia, e a democracia lhe será grata pelo zelo. Antes, porém, terá que cuidar de um companheiro de chapa para a candidata, e da campanha eleitoral, na qual se reserva o papel principal. Faz questão de testar se votos são ou não transferíveis.

O problema agora é mais embaixo. Vem por aí, já em outras circunstâncias, a seleção de candidatos a vice que, embora dispensem votos, precisam ornamentar o perfil. Não é difícil atender à exigência, depois que o currículo político foi eticamente virado pelo avesso. A hora decisiva está a caminho. Depois que Dilma se firmou, os aspirantes a vices sairão de trás da cortina.Vem por aí o PMDB, cuja voracidade volta ao nível presidencial à medida que a eleição se aproxima e o jejum de governar se prolonga. Mas tanto faz como desfaz acordos.Quando Lula, com dois mandatos, tirou o pão da boca do PT com o nome de Dilma Rousseff, o escaldado PMDB acordou de sua letargia conformista. Nem para a vice-presidência tem sido lembrado. Aí, com a ajuda das circunstâncias, sacudiu a lombeira cívica e começou a operar. O estilo, depois de ter sido o homem, é o partido. O PMDB age catastroficamente até por omissão. A vice-presidência não lhe aplaca a fome de poder. Será que o Brasil se encaminha para a encruzilhada onde o demo perdeu as botas?

Mudam os personagens mas o enredo permanece. Logo, toda a atenção se volta para a hipótese Dilma Roussef, com a qual o presidente Lula engavetou a reforma política encarregada agora de fazer, no Congresso, o papel da fêmea do cavalo de Tróia. Quando senadores e deputados cochilarem, o terceiro mandato estará no plenário antes que o PMDB tenha resolvido suas contradições. O episódio vivido agora pela pré-candidata não alivia as pressões na escolha de um vice à altura do precipício. O perigo é inquilino do PMDB, que está com a corda na mão e o olho no pescoço dos concorrentes. Dele cuidará certamente o próprio Lula, que sabe torear essa gente que não elege presidente mas fica de olho em chegar lá, por dentro ou por fora. A boa expectativa é de que, no próximo governo, já deverá começar o saneamento ético da vida política.

Gramsci por Bobbio

Entre 1948 y 1951 aparecieron los seis tomos de los Quaderni del carcere de Antonio Gramsci (Il materialismo storico e la filosofia di Benedetto Croce, Gli intelletuali e l’organizazione della cultura, Il Risorgimento, Note sul Machiavelli, sulla política e sullo stato moderno, Literatura e vita nazionale, Passato e presente) La influencia de esas obras sobre la generación que se estaba formando alrededor de 1950 sólo es comparable a la de Croce em la primera década Del siglo. Lo que hizo de la obra de Gramsci uma obra formativa y no solo moralizadora o inmediatamente política, fue que era no tanto una teoria del marxismo, un ejercicio filosófico para filósofos, aun cuando Gramsci se sirvio de Marx reaprendido a través de Lenin para arreglar sus proprias cuentas com el idealismo croceano, sino una utilización y verificación del método marxista, hechas com objeto de dar una incorporación de algunos puntos nodales del desarrollo de la sociedad italiana del Renacimiento al fascismo, y de elaborar algunas categorías analíticas para el estudio de la sociedad y de la política destinadas a servir como esquemas de compresión histórica mucho más allá de los campos en que las aplicó él mismo, como “clases subalternas”, “bloque histórico”, “hegemonia y ditadura”, “sociedad civil y sociedad política”,”sociedad regulada”, “voluntad coletiva”, “catarsis”, “reforma moral y cultural”, “literatura nacional-popular”, “intelectuales orgánicos”, “puros”, “tradicionales”, “organización de la cultura”, etcétera.

Con Gramsci el marxismo como filosofia pasó de un momento meramente didascálico (en esencia doctrinario, incluso en Labriola) a otro de análisis e investigación en vivo. Pero, lo más importante, para Gramsci el marxismo fue no sólo un método sino una Weltanschauung, una concepción del mundo que habia iniciado “intelectualmente una edad histórica que tal vez durará siglos, es decir, hasta la desaparición de la Sociedade política y el advenimiento de Sociedad regulada”. (Como historicista coherente, Gramsci consideraba que también el marxismo era un hecho histórico y por lo tanto una ideología, aunque fuera la última de las ideologías, la ideología que pondría fin a todas las ideologías.) De esa concepción del mundo destacó un aspecto que no podia sino suscitar un efecto de estímulo sobre intelectuales que tenían ante los ojos el espejismo de un mundo mejor que el que habian dejada a sus espaldas y que debia ser construido racionalmente; el marxismo no era sólo la teoria de la nueva sociedad (que Lenin habia realizado, transformando la teoria en praxis, la ciencia en acción), sino también una “nueva cultura”, el organun de la revolución política y social y a la vez de una “reforma moral e intelectual”, aunque se trataba de una “reforma” que sólo podria realizarse mediante la “revolución”. En uno de los pasajes más cargados de significación:

La filosofia de la praxis es el coronamiento de todo ese movimiento de reforma intelectual y moral, dialectizado en el contraste entre cultura popular y alta cultura. Corresponde al nexo Reforma protestante más Revolución francesa: es una filosofia que es tambien una política y una política que es tambien una filosofia.”

Esa nueva cultura consistia en ir más allá a la vez de la filosofia de los intelectuales especializados, que es liberadora (cuando lo es) para una restringida classe de sábios, y más allá del sentido común, que en cuanto filosofia popular refleja el estado de sumisión de las clases sulbaternas, y por lo tanto en crear una cultura liberadora, como a la de los adoctrinados, pelo a la vez popular, como ha sido hasta ahora la religión (o el sentido comum que es su expresión vulgar) . Además, al hacer del partido político el órgano de elaboración de esa cultura (“Debe destacarse la importancia y el significado que tienen, en el mundo moderno, los partidos políticos en la elaboración y difusio´n de las concepciones del mundo, en cuanto esencialmente elaboran la ética y la política conforme a ellas, es decir, funcionan como “experimentadores” históricos de estas concepciones”) Gramisci proponia una solución a la profunda y ya impostergable exigencia de un “compromiso” político del hombre de cultura; planteaba en terminos nuevos el nexo entre política y cultura. Cultura ya no fuera o contra el partido, sino dentro o por medio del partido. El partido como “crisol de la unificación de la teoria y la prática”.

En una situación que era o habia parecido, a quienes habian participado activamente en la Resistencia apocalíptica, el discurso en favor o en contra del marxismo ya no podia ser, después de la victoria y la expansión de la Revolución soviética, una polémica entre doctos, como habia sido en la primera fase del marxismo teórico en Itália: se convertia en una opción de civilización. Y a esa opción no pudo sustraerse el pensamiento católico militante. La discusión entre Augusto Del Noce y Felice Balbo fue uno de los momentos más dramáticos de la autoconciencia del intelectual nuevo frente al Apocalipsis. Para ambos el marxismo es un viraje decisivo en la história del pensamiento. Pero mientras que para Del Noce esa decisividad consiste en que con Marx se produjo el paso del concepto de la filosofia como comprensión al concepto de la filosofia como revolución, y por lo tanto en la superación del filosofo en el revolucionario, para Balbo el marxismo representa el descubrimiento de la “razón científica” del pensamento moderno: no tanto una “ inversión”, pues, como queria Del Noce, sino una “conclusión” (y comienzo) De esta distinta concepción de la función del marxismo en la história surgen dos respuestas diferentes al problema de la relación entre el marxismo y el cristianismo.

Noberto Bobbio. El perfil ideológico del siglo XX em Italia, págs. 270-273, Fondo de Cultura Económica, México, 1989.

Uma incógnita

Merval Pereira
DEU EM O GLOBO

A reação surpreendentemente agressiva do governo contra a convocação da CPI da Petrobras, ao mesmo tempo que aumenta a convicção de que há muito a investigar na gestão petista da estatal, faz com que a oposição tema que o feitiço possa virar contra o feiticeiro se os movimentos não forem feitos de maneira correta. O passionalismo com que setores da oposição querem tratar o assunto só servirá aos governistas, que têm um discurso já explicitado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de que a oposição quer desmoralizar a Petrobras para privatizála se retomar o poder em 2010. Seria o mesmo debate sobre privatização que ajudou a derrotar o candidato tucano Geraldo Alckmin em 2006, e que pode marcar PSDB, PPS e DEM como “vendilhões do templo”, especialmente num tema explosivo como a Petrobras, um símbolo patriótico para muitos.

Essa situação torna-se ainda mais delicada porque o DEM está realmente dividido sobre a CPI, e isso explicaria a condução titubeante de sua direção nas negociações anteriores à sua implantação.

O líder José Agripino Maia, porém, afirma que trabalhou para evitar que integrantes do DEM retirassem a assinatura da convocação, o que a anularia, e garante que o partido indicará logo seus integrantes, sendo que o senador Heráclito Fortes já pediu para fazer parte dela.

Ele descarta a insinuação de que, pelo fato de uma empresa de propriedade de seu filho, o deputado federal Felipe Maia, ter contrato com a Petrobras para distribuir combustível de aviação nos aeroportos de Natal e Mossoró, o DEM teria sido menos incisivo do que em outras ocasiões. Segundo ele, o contrato já foi renovado duas vezes no governo Lula e vale até 2011, quando outro governo já terá assumido.

A aprovação da CPI da Petrobras mostrou, mais uma vez, como é frágil a maioria governista no Senado, e é uma indicação também de que dificilmente o governo conseguiria aprovar uma emenda constitucional para permitir ao presidente Lula concorrer pela terceira vez consecutiva à Presidência, como insistem alguns integrantes de sua base na Câmara.

Embora o presidente Lula, sempre que pode, negue que patrocine essas iniciativas, há no seu entorno político quem esteja se movimentando.

Na reunião para o lançamento da exploração do présal, no dia 1ode maio último, vários governadores presentes e políticos ligados à base governista conversaram sobre a possibilidade, diante do fato novo que é a doença da ministra Dilma Rousseff.

A corrida contra o tempo parece estar perdida, mas o apelo do tema aumentou muito depois da incerteza provocada pela doença da ministra e de seu tratamento, que congelou as negociações políticas.

Se em 2007, quando o assunto ganhou força, não foi adiante porque a reação da base governista foi negativa, hoje essa posição já não seria majoritária, diante da falta de opções.

O secretário particular de Lula, Gilberto Carvalho, que pode vir a ser o próximo presidente do PT, chegou a sondar extraoficialmente alguns governadores sobre o terceiro mandato em 2007, mas não colheu grandes entusiasmos.

Hoje, os pequenos partidos da base governista estão perdidos, procurando uma âncora onde se agarrar, enquanto as grandes forças políticas, PT e PMDB, buscam se acertar para uma campanha eleitoral que ninguém sabe quem disputará realmente.

Com a dúvida sobre as reais possibilidades de Dilma enfrentar uma campanha presidencial difícil e estafante, e sem uma definição do lado do PSDB sobre se o candidato será José Serra ou Aécio Neves, a primeira corrida presidencial sem Lula em mais de 20 anos transformouse em uma incógnita.

O governador Aécio Neves parece ter um projeto traçado de antemão: não sai do PSDB, e não aceitará ser vice de Serra caso o governador paulista venha a ser confirmado candidato do partido.

Ele está entusiasmado com a receptividade que tem tido em suas andanças pelo país, que classifica de “extraordinária”, e diz que vai fazer novos eventos no Nordeste, onde é pouco conhecido.

Seu raciocínio sobre o partido é linear: “Não saio do PSDB. A partir do momento em que o partido aceitou minha proposta, não tenho por que sair”.

Ao mesmo tempo, acha que esses eventos lhe permitem a aproximação com alguns pequenos partidos, “uma porta aberta para conversar”.

Como o caso do PR, que ontem o convidou para ser candidato pela legenda.

Acha que esses pequenos partidos estão em busca de uma saída com a doença da Dilma. Ele vê “certo vazio, não há entusiasmo com as soluções”.

De qualquer maneira, ele reafirma que em outubro fará uma avaliação definitiva.

Depois de meia dúzia de eventos, se a coisa endurecer entre ele e Serra, tem o compromisso do partido de fazer as prévias.

Se a tendência estiver como hoje, a favor do governador paulista, provavelmente não insistirá. Mas quer ter a oportunidade de, nestes seis meses, ganhar um pouco de visibilidade.

Dentro de 20 dias, vai fazer uma pesquisa para ver como está sua posição, mas admite que o seu nível de desconhecimento é muito alto, sobretudo no Nordeste.

Aécio se detém em uma pesquisa do instituto de opinião Vox Populi com a Band, que mostra que, entre os que conhecem “muito bem” os candidatos, 13% votariam em Ciro, 24% em Dilma, 31% em Serra e 44% em Aécio.

No final de uma campanha presidencial, todos os candidatos tornam-se “muito conhecidos” dos eleitores, raciocina Aécio, que conta com isso e com o acesso que tem a diversos partidos para formar uma coalizão vitoriosa em 2010.

Mas tem só até o fim do ano para reverter a situação.

Falta espírito na coisa

Dora Kramer
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O presidente Luiz Inácio da Silva não deixa de ter razão: algo há por trás da CPI da Petrobrás.

Quando defendeu a tese do "algo mais", a ideia do presidente era atirar só no PSDB, mas ele acabou acertando na essência de uma questão mais ampla: se há dúvidas sobre as razões da oposição, também há incertezas a respeito do comportamento da situação.

Aqui da plateia não deu para captar o espírito da coisa com clareza. Nada faz muito sentido. Menos ainda depois que o governo reagiu como se os tucanos tivessem anunciado a aproximação do fim do mundo e, ao mesmo tempo, manifestado absoluta tranquilidade, "receio nenhum", com o desenrolar da CPI.

Se não existe temor de nada, por que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, considera que uma investigação para apurar a ocorrência de irregularidades na Petrobrás significaria necessariamente a "desmoralização" da empresa?

Segundo ele, o PSDB quer investigar para desmoralizar e depois privatizar a Petrobrás. Terá o ministro percebido que deu por perdida a eleição presidencial de 2010? Sim, porque para vender a empresa será necessário o PSDB assumir o governo.

Ganhando, venderia uma empresa desmoralizada na bacia das almas. Não faz sentido. A menos que a intenção seja desde já pôr o debate da sucessão nos termos postos quando do segundo turno da disputa entre Lula e Geraldo Alckmin.

O governo invoca a falta de patriotismo da oposição e lamenta, como fez o presidente, que a CPI seja feita "em momento de ouro na área do petróleo".

Ora, se o momento é de ouro a situação será de diamante quando não restar a menor dúvida de que a Petrobrás anda na mais estrita linha. O fato de ser a maior empresa do País não lhe dá salvo-conduto para transgredir. Ao contrário, pois não?

Sobre as motivações oposicionistas levantam-se algumas possibilidades. Lula aventou logo de início que a CPI teria o objetivo de desviar o foco das atenções, há três meses fixado sobre o Congresso.

Embora seja a hipótese mais óbvia, não é lógica. Primeiro, porque tal interesse não seria só do PSDB, mas de todos os partidos, inclusive os governistas.

Segundo, seria uma operação estranha a montagem de uma bomba de potencial atômico para desmontar o feixe de dinamites ao lado.

Terceiro, é inútil. Denúncia boa tem espaço com CPI ou sem CPI. Aliás, é no clima de barata voa mesmo que o ambiente fica mais propício à troca de acusações.

Onde há disputa de posições e os ânimos entram em estado de ebulição, os pactos de boa convivência tendem a se dissolver e uma grande crise pode dar lugar a uma crise monumental.

Outra possibilidade seria a alteração da pauta: no lugar do Congresso estaria o governo na berlinda, alvo de um tema feito na medida para se iniciar o embate de 2010. Além dos defeitos da hipótese anterior, esta criaria um perigo adicional: o da oposição abrir ao governo a chance de carimbar o PSDB como "inimigo" da Petrobrás, um símbolo caro ao consciente e ao inconsciente do coletivo nacional.

Nunca se pode descartar a alegação oficial: pode ser que o interesse do PSDB seja mesmo investigar a fundo a Petrobrás.

Nesse caso, teria de entrar mais bem armado no combate a fim de dar conta da agenda: fraudes em licitações, desvios no pagamento de royalties, acordos suspeitos com usineiros, irregularidades em contratos para construção de plataformas, sonegação de impostos, superfaturamentos nas obras da nova refinaria em Pernambuco e ilícitos na concessão de patrocínios.

Isso sem a parceria do DEM, com o PMDB na posição dúbia de sempre, a tropa de choque do vale-tudo nos calcanhares, a mentira institucionalizada como arma de defesa nas CPI e uma inequívoca preferência pelo panorama visto de cima do muro.

O esgrimista

O presidente do Senado, José Sarney, envia a seguinte mensagem a propósito do relato sobre suas aflições em virtude da crise no Congresso.

"Em sua coluna sob o título Renúncia na cabeça, levaram a você pensamentos e ?sonhos meus? que ainda não estão na minha cabeça, embora a sedução de parar aos 80 anos seja uma coisa a ser considerada.

"Nem esta contudo - pela minha alma supersticiosa - me deixa pensar, pois não quero interferir na vontade do Criador. Ao marcar data Ele pode não concordar. Aceitei a presidência do Senado por aquilo que você escreveu - e que peço para plagiar, agora e no futuro: ?o destino me leva à política? -, pelo desejo de ainda ter forças e disposição de servir ao País, embora tenha entrado em mares tempestuosos e águas de enxofre.

"Pelo visto não estou de semblante carregado. As outras motivações que me foram atribuídas não são exatas. Estou numa fase de acabar com inimizades, não mais incorporar nenhuma e não perder amigos. Há melhor estado de espírito do que este?"

Diga-se o que for, mas não se subtraia de Sarney um atributo: as maneiras de rara sutileza.

Governo atribui CPI a apetite do PMDB por diretorias da estatal

Cristiane Agostine e Raquel Ulhôa, de Brasília
DEU NO VALOR ECONÔMICO

O governo federal avalia que existe o risco de a CPI da Petrobras ser transformada em instrumento de pressão para aliados ampliarem sua participação em estatais, em especial na Petrobras. Os líderes do PT e dos partidos governistas pretendem realizar hoje um "pente-fino" na relação de senadores da base em busca dos mais leais, para definir os integrantes da comissão de inquérito. A intenção é que a base não tenha apenas uma maioria numérica na CPI, mas sim uma maioria qualificada e confiável.

O Palácio do Planalto teme o comportamento do PMDB, mais que o da oposição. O PMDB está em um momento de insatisfação com o governo. Seus principais líderes reclamam. É o caso do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, que tiveram seus apadrinhados demitidos, sem aviso, da Infraero. Ontem, ainda, o partido perdeu para o PT a liderança do governo no Senado, a senadora Ideli Salvatti substituirá Roseana Sarney na função.

Na CPI, a cota de indicações do PMDB é importante para o governo. A comissão de inquérito é composta por 11 parlamentares e a oposição tem direito a três indicações. O bloco PT-PR-PSB-PCdoB-PRB tem direito a três indicações. PTB e PDT, da base têm direito a uma indicação cada. Com o controle dos pemedebistas, o governo ficaria com oito parlamentares, mas os três indicados pelo PMDB podem aliar-se pontualmente com o PSDB e DEM, deixando a oposição com seis senadores e a base, com cinco.

O governo mobilizou seus principais quadros para compor a CPI. Do PT, os mais cotados são a senadora Ideli Salvatti (SC), considerada uma aliada fiel, e o senador Delcídio Amaral (MS), pelo conhecimento que tem da Petrobras. Das três vagas que a oposição tem na CPI, o PSDB deve indicar dois senadores, apesar de ter uma bancada menor do que a do DEM. "Como eles tiveram a iniciativa de pedir a CPI concordamos que eles tenham a maioria", explicou o líder do DEM no Senado, José Agripino. Hoje os líderes partidários passarão o dia para definir quais serão os indicados para a comissão.

Os tucanos tentarão indicar o relator ou o presidente da comissão, apesar de o governo articular sua base para ter o maior controle possível da condução das investigações. "A regra de o governo indicar um cargo e a oposição indicar o outro já foi quebrada muitas vezes", disse o líder do PT, Aloizio Mercadante.

A preocupação do governo com o PMDB aumentou depois que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não evitou a CPI e autorizou a leitura do seu requerimento. Até mesmo a falta de reação do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), na sessão em que os três tucanos pressionavam a Mesa para que o requerimento fosse lido foi vista com estranheza.

Por trás do ação do PMDB, segundo informações de adversários, estaria a pressão para obter mais poder na diretoria da Petrobras. Os pemedebistas estão inconformados com o esvaziamento da diretoria Internacional, que ocupam, promovido pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Querem também a diretoria de Abastecimento, que hoje é ocupada por Paulo Roberto. Os pemedebistas querem que Paulo Roberto vá para a diretoria de Exploração e Produção. "O apetite do PMDB é grande e o partido não foca um só lugar", diz um senador governista. Por conta da fragilidade em sua própria base, o governo tenta mapear os interesses da oposição para ver se será possível contar, eventualmente, com algum voto oposicionista.

A expectativa de senadores do PSDB e do DEM quanto à CPI é diferente. Enquanto o clima entre os tucanos é de ofensiva contra o governo, na bancada demista ouve-se muito as palavras "cautela", "equilibrio" e "ponderação". O DEM, entretanto, afirmou que as divergências com os tucanos, expostas na última sexta-feira, estão superadas. Quer dar instrumentos aos senadores para a análise de informações técnicas e documentos complexos que virão à tona durante a investigação.

Com a instalação da CPI, a audiência pública no Senado com o presidente da Petrobras, negociada em reunião com líderes partidárias como forma de o governo ganhar tempo para instalar a CPI, pode ser cancelada.

Deputados aliados do governo, liderados por André Vargas (PT-PR), iniciaram movimento ontem para transformar esta CPI do Senado em mista. Acreditam que o governo terá melhor controle dos trabalhos com a presença de deputados. A bancada do partido na Câmara vai colocar em discussão, hoje, a proposta.

PSDB descarta uma chapa pura

Juliana Cipriani e Alessandra Mello
DEU NO ESTADO DE MINAS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem em Belo Horizonte que não existe nenhum acordo fechado em torno de uma chapa pura para a disputa pela Presidência da República em 2010. Segundo ele, o partido tem dois pré-candidatos a sucessão em 2010, Aécio e o governador de São Paulo, José Serra, e quem for o escolhido terá o apoio do outro e de todo o partido.“Não sei ainda quem é o candidato, depende muito das circunstâncias. Seria muita precipitação”, disse.

Já o governador Aécio Neves (PSDB) enterrou qualquer possibilidade de o seu partido lançar uma chapa puro sangue, que reuniria ele e Serra na corrida ao Palácio do Planalto. O tucano, que se reuniu ontem com a direção nacional do PR, disse que as especulações de que ele poderia fechar um acordo para ser vice do colega de partido não passam de uma “grande piada” e que seria “presunção” dispensar aliados em uma composição para chegar ao Palácio do Planalto. Rumores que circularam em São Paulo davam conta de que teria sido fechado um acordo para Aécio sair como vice de Serra. Aécio agradeceu o convite do PR, que lhe ofereceu a legenda para se candidatar.

Serra responsabiliza PT por debate eleitoral antecipado

Silvia Amorim
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO


Tucano culpa também o governo federal por discussão fora de época

Na liderança das pesquisas para a disputa à Presidência da República em 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), acusou ontem o governo federal e o PT pela antecipação do debate eleitoral. O tucano tem criticado frequentemente a discussão do tema, faltando mais de um ano para a eleição.

Serra defendeu o PSDB. "O PSDB não está (antecipando a campanha eleitoral). Eu posso garantir", disse. "Se alguém antecipou o processo eleitoral do ano que vem é do lado do governo e do PT. Isso não tem a menor dúvida."

O paulista é hoje o principal nome para a corrida presidencial no ano que vem. No PSDB ele disputa com o governador de Minas, Aécio Neves, a vaga de candidato. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff é a mais cotada para disputar a sucessão.

Desde o início do ano Serra tem manifestado um descontentamento com o debate antecipado sobre 2010. Em fevereiro, num encontro com lideranças do PSDB no Paraná, ele já havia responsabilizado o PT e o governo federal pela movimentação pré-eleitoral. Um mês depois, quando o Brasil começou a sofrer mais duramente os efeitos da crise econômica, ele voltou a criticar. Classificou de "prematura" a discussão e disse que ela trazia prejuízos ao País.

IMPRENSA

Ontem, o governador, espontaneamente, reclamou durante um discurso do comportamento da imprensa. Ele disse haver um interesse maior pela questão eleitoral do que pelas ações de governo. "Esse (a recuperação dos mananciais) é todo um tema que merece um debate e um tratamento mais detalhado do que vem sendo dado. Aliás, um dos prejuízos enormes para o País da antecipação da campanha eleitoral é que, provavelmente, quando a gente termine isso, os repórteres, em vez de perguntar sobre isso, vão perguntar do tititi de Brasília."

Serra participou ontem da entrega de 39 veículos e 3 embarcações para a Polícia Militar Ambiental reforçar o patrulhamento em áreas de manancial. Os equipamentos custaram R$ 5,5 milhões.

No evento, ele exaltou a conduta de seu governo na preservação do meio ambiente. "O Rodoanel é a obra mais bem cuidada do País no que diz respeito ao meio ambiente. Foi necessário suprimir 250 hectares de mata. O replantio é 5 vezes maior. Estamos criando quatro parques", citou. Mas, emendou, "o que vale mesmo é o tititi brasiliense e não a questão ambiental, que fica sempre para segundo plano, exceto quando é para fazer alguma matéria que provoque algum escândalo".

Mais tarde, em entrevista, Serra negou que o "tititi" fosse uma referência às notícias sobre a disputa entre ele e Aécio. Disse que se referiu genericamente a "perguntas sobre eleições quando está em fatos administrativos importantes". Apesar da queixa pública minutos antes, também afirmou que não está chateado com a mídia. Pelo contrário. "Eu, se fosse jornalista, teria de fazer a mesma coisa (perguntas sobre eleição)."

Como tem sido praxe, Serra não comentou questões do Congresso, como a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado para investigar a Petrobrás. "Eu tenho por norma nunca me pronunciar."

CONCESSÃO

O secretário dos Transportes, Mauro Arce, que acompanhou Serra na entrega dos veículos à PM, disse que o governo já decidiu que fará a concessão das rodovias Tamoios, Mogi-Bertioga, Oswaldo Cruz e o contorno de São Sebastião a Caraguatatuba por meio de uma parceria público-privada. Não haverá pagamento de outorga ao governo do Estado.

PSDB quer privatizar Petrobrás, acusa Bernardo

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edson Lobão, e da Defesa, Nelson Jobim, atacaram ontem a iniciativa da oposição de instalar a CPI da Petrobrás. Segundo eles, a iniciativa prejudica a economia e arranha a imagem da estatal ao antecipar as eleições de 2010.

Bernardo disse, em Curitiba, que a oposição pretende "desmoralizar" e "privatizar" a Petrobrás com a criação da CPI. "Mas tenho certeza que não vão conseguir", reagiu o ministro do Planejamento. Bernardo afirmou que o governo vai esclarecer todas as suspeitas levantadas. "E vamos continuar fazendo investimentos na área do pré-sal normalmente."

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou da abertura do 21° Fórum Nacional, no Rio, fez críticas e demonstrou preocupação com a imagem da estatal. Mantega lembrou que a Petrobrás tem ações em bolsa no Brasil e no exterior e argumentou que a oposição poderia recorrer ao Tribunal de Contas da União (TCU) "sem causar maiores traumas".

"Isso realmente não ajuda em nada", disse ele, ressaltando que, se os trabalhos forem conduzidos "de forma construtiva", a CPI não atrapalhará o desempenho da empresa. "Mesmo porque acredito que a CPI não vai apurar nada de importante em relação à Petrobrás."

Edson Lobão, que também participou do Fórum ontem, afirmou que a CPI pode prejudicar os investimentos da companhia e, como consequência, o crescimento da economia. "O presidente da República está em viagem em que procura obter investimentos para a Petrobrás aplicar em obras gigantescas, como as refinarias", afirmou Lobão.

Em visita ao Rio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse não acreditar que a CPI seja uma retaliação às demissões de indicados políticos na Infraero. Para ele, trata-se de uma antecipação do processo eleitoral de 2010. "Não vejo nenhuma ligação (com as demissões). Isso tudo aí é briga política, se chama 2010", declarou, após participar da abertura da Conferência de Comandantes do Corpo de Fuzileiros.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rebateu ontem as críticas à oposição pela abertura da CPI. "Não tem sentido criticar a instalação, porque ela não tem nada contra a Petrobrás. Havendo desvio, tem de apurar, se houver é do interesse da Petrobrás, do Brasil e devia ser do presidente, apurar e punir quem for responsável", afirmou Fernando Henrique, após palestra na Faculdade Milton Campos, em Nova Lima (MG).

Pascual Esteve visitará o Brasil

Estará no Brasil, de 23 a 31 de maio corrente, o espanhol Josep Maria Pascual Esteve, economista e sociólogo, que tem uma ampla experiência internacional em planificação de cidades e gestão de qualidade de políticas públicas. Especialista em gestão estratégica de territórios e políticas públicas, é sócio e diretor da empresa Estratégias de Qualidade Urbana, presidente da Fundação Cidadania e Bom Governo, membro fundador e coordenador técnico da Associação Internacional América-Europa de Regiões e Cidades (AERYC). Foi professor da Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona entre 1975 e 1985.

Na área de planejamento estratégico de cidades dirigiu, entre outros, os planos estratégicos de Valência, Sevilha, Gijón, Comarca de Avilés, Encamp y Pas de la Casa (Andorra), Gerona, Mollet y Viladecans. Assessorou tecnicamente a elaboração dos planos estratégicos de Málaga, Mataró, Gerona. Foi também diretor técnico do Mapa dos Planos Estratégicos da Província de Barcelona e do Plano Estratégico da Província de Cordoba. Atuou como especialista da Cepal para a redação do documento preparatório do seminário “Lecciones y experiencias del Programa URB-AL”, em 2007. De 3 a 16 de fevereiro de 2008, esteve em Porto Alegre na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades.

Publicou diversos livros nas áreas de planejamento estratégico urbano e regional e de política social, entre os quais se destacam: a) La estrategia territorial como inicio de la gobernanza democrática. Los planes estratégicos de segunda generación. Diputación de Barcelona, Barcelona, 2008; b) Estrategia Regional y Gobernanza Territorial: La gestión de redes de ciudades. Junta de Andalucía, Sevilla, 2004 y América-Europa de Regiones y Ciudades; c) La gestión estratégica de las ciudades. Un instrumento para gobernar las ciudades en la era info-global. Junta de Andalucía. Sevilla, 2002; d) La Estrategia de las ciudades. Los planes estratégicos como instrumento: métodos, técnicas y buenas prácticas. Diputación de Barcelona y Centro Iberoamericano de Desarrollo Estratégico. Barcelona, 1999.

Para palestras-debates e lançamento do seu livro, Pascual fará uma programação no país que compreende dia 25, em Belo Horizonte; dia 26, em Juiz de Fora; dia 27, em Curitiba; e dia 28, em Brasília. De 29 a 31 estará no Rio de Janeiro, sem compromisso.

Estatuto da Diferença Racial

Ali Kamel
DEU EM O GLOBO


A Câmara está para votar uma lei cujos efeitos são os opostos do que anuncia seu nome: “Estatuto da Igualdade Racial”. O que seus autores estabelecem no projeto é um “Estatuto da Diferença Racial”, pois dividem, autocraticamente, os brasileiros em duas “raças” estanques: negros e brancos.

O estatuto, na sua essência, é muito similar às leis segregacionistas em vigor nos Estados Unidos antes da vitória da luta pelos direitos civis e às leis sul-africanas ao tempo do Apartheid.

Não importa que o objetivo explícito aqui seja “promover” a “raça” negra; importa que, para fazê-lo, o estatuto olha os brasileiros, vê dois grupos estanques, impõe-lhes a afiliação a uma de duas “raças”, separa-os, conta-os e concede privilégios a um e não ao outro. Não há igualdade nisso, apenas discriminação.

Os Estados Unidos sempre estiveram sob o comando da Constituição, e esta sempre declarou que todos os homens são iguais. Como explicar, então, que, por tantos anos, tenham estado em vigor leis segregacionistas? Porque, lá, construíram-se leis como as que querem construir aqui: cidadãos iguais, sim, mas separados, cada um do seu lado “para o seu próprio bem”. A mistura era vista com horror, como algo que enfraqueceria tanto os negros quanto os brancos, daí a segregação.

No Apartheid da África do Sul, o discurso era o mesmo. O mestiço era considerado um pária, algo que já começam a repetir no Brasil, segundo denúncia de Demétrio Magnoli aqui mesmo nesta página. Esse estatuto, em que pesem as intenções em direção oposta, tem exatamente a mesma essência. O resultado será sempre o pior possível.

Vou dar apenas dois, de muitos exemplos. O projeto determina que todas as informações do SUS sejam desagregadas por “raça, cor, etnia e gênero” (vejam a obsessão, “raça, cor e etnia”), para que as doenças da população negra sejam mais bem entendidas e combatidas. Ocorre que a ciência já provou que não existem doenças vinculadas à cor da pele da pessoa: não existe doença de branco, de negro, de moreno.

Existem doenças que, geneticamente, estão mais presentes em grupamentos humanos, especialmente entre aqueles que não se misturam.

É só pensar na África: ali, a imensa maioria é negra, mas a incidência de certas doenças varia de região para região. Algumas tribos, que não se casam com gente de fora, perpetuam certa doença que não ocorre em outras tribos, igualmente negras. Da mesma forma e pelos mesmos motivos, num país onde a segregação foi muito severa, talvez seja possível encontrar incidência maior de uma doença entre negros. Mas, em países abençoadamente miscigenados, como o nosso, isso simplesmente não existe.

Como todos sabem, o SUS é procurado mais que preponderantemente por pessoas pobres, brancas ou negras ou morenas, ou amarelas. Qualquer estatística produzida pelo SUS, hoje, mostrará quais as doenças que afetam mais os pobres, e essa incidência será relacionada corretamente à pobreza. Se o estatuto for aprovado, haverá uma distorção enorme: como os negros são a maioria entre os pobres, as doenças que acometem mais os pobres em geral, pelas péssimas condições em que vivem, serão vistas como doenças dos negros, de qualquer renda. A crença dos que defendem o estatuto é que, com esse dado na mão, os negros poderão se beneficiar de políticas de prevenção.

Não tardarão a aparecer, contudo, racistas em algumas empresas evitando, disfarçadamente, a contratação de negros porque, supostamente, eles são mais vulneráveis a tais e tais doenças. Será o efeito oposto do que prevê o estatuto.

Outro exemplo: o projeto também impõe que toda criança declare a sua cor e a sua “raça” em todos os instrumentos de coleta do Censo Escolar (válido para escolas públicas e privadas). A ciência já mais do que provou que todos os seres humanos, independentemente da cor da pele, têm o mesmo potencial de aprendizado, ou, dito de uma maneira mais clara, são igualmente inteligentes.

Com essa medida, o que os proponentes do estatuto desejam é, ao final de um período, mostrar o desempenho de alunos negros e brancos.

Como, novamente, os negros são a maioria entre os pobres e como os pobres estudam nas piores escolas, é provável que os negros apresentem um desempenho pior, o que será exibido, não como resultado da penúria por que passam os pobres em geral (negros ou brancos), mas do racismo.

A crença dos proponentes é que os dados tornarão possível uma ajuda maior aos negros, mas o efeito prático é que os negros, de todas as faixas de renda, ganharão mais um rótulo, a ser explorado pelos racistas abjetos que existem em toda parte.

Estão criando um monstro.

Aos deputados que vão votar o projeto, especialmente àqueles que ainda não se decidiram, eu lembro: a ciência já provou que raças não existem, nós seres humanos somos incrivelmente iguais, apesar da diferença de nossos tons de pele; reforçar a noção de “raça” só aumenta o racismo; todas as políticas devem ser voltadas à promoção dos pobres em geral, negros, brancos, pardos, amarelos, qualquer um; nossa maior contribuição ao mundo, até aqui, foi a exaltação da nossa miscigenação, algo realmente inédito na história dos povos.

Mudar isso é mudar a essência de nossa nação. Para pior, muito pior.

No século XXI, nossa visão de mundo tem de ser pós-racial: lutar com todas as forças contra o racismo, não para enaltecer as “raças”, que não existem. Mas para que todos possam ser vistos apenas pelo que são: homens e mulheres. Alguém não deve ser ajudado porque é dessa ou daquela cor ou “raça”, mas simplesmente porque precisa.

Não há igualdade racial no estatuto proposto; apenas discriminação

O CCC em Pernambuco

Marcelo Mário de Melo
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Uma verdadeira muralha de ocultamento se estendeu e se mantém vigilante em Pernambuco, em torno das ações e dos integrantes do Comando de Caça aos Comunistas, o famigerado CCC, grupo clandestino de extrema direita que atuou em diversos pontos do País e tinha representação no Estado. Na década de 1960, o CCC espancou artistas de teatro no Rio e em São Paulo, depredou diretórios estudantis, sequestrou e agrediu lideranças estudantis.

O núcleo estadual do CCC possuía expressão no movimento estudantil. Executou muitas pichações, depredou diretórios acadêmicos, metralhou a sede da Arquidiocese de Olinda e Recife e publicou uma lista ameaçando 46 líderes estudantis, que deveriam "tomar cuidado". Logo depois dessa ameaça houve o atentado ao presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Cândido Pinto de Melo, emboscado e atingido por um tiro que lhe seccionou a medula, deixando-o paraplégico. Meses depois, houve o assassinato do padre Henrique, barbaramente torturado e abandonado num matagal na Cidade Universitária.

As investigações em torno desses fatos foram competentemente malversadas, nas instâncias policiais e judiciárias, com o sentido de garantir a impunidade e a não identificação dos integrantes do CCC. Inquéritos viciados. Processos engavetados.

Documentos dos autos devidamente surrupiados. Tratava-se de uma ação clandestina realizada com o suporte operacional das estruturas repressivas oficiais. E com o apoio político ramificado no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, para as devidas ações de "abafamento".

O esquema funcionou muito bem. Tanto que hoje, no que se refere ao CCC, existe um lastro de ações, mas não existem executores. Há crimes, mas não há criminosos. E muitos ex-integrantes do CCC, destilando o discurso democrático, depois de limpar as manchas de sangue das mãos, trocar slogans e retocar bandeiras, andam por aí nas avenidas da impunidade, posando de democratas e olhando o carnaval passar.

Há fortes indícios de que personagens envolvidos nos crimes que atingiram Cândido Pinto e o padre Henrique, também estiveram presentes no assassinato do procurador Pedro Jorge, responsável pelo processo conhecido na imprensa como o Escândalo da Mandioca. O que remete à Segunda Seção da Polícia Militar de Pernambuco.

Mas aqui há uma ocorrência de "gato escondido com rabo de fora", permitindo trazer alguma luz nesse escuro e prolongado túnel. Foi em 1985, durante a campanha eleitoral para a primeira eleição a prefeito das capitais, desde 1964. Eu e os jornalistas Paulo Santos, Ivan Maurício e Clériston, entrevistávamos o candidato Jarbas Vasconcelos para o periódico O Rei da Notícia. E ele afirmou que, um dia, à noite, estudante de direito, foi com um colega ao estacionamento da Universidade Católica, para pegar uma carona. Aí encontrou cerca de 30 militantes do CCC fazendo pichação, protegidos por integrantes da Polícia Militar. Uma das inscrições falava da cabeça de dom Helder. Perguntamos quem eram as pessoas do CCC que estavam pichando. E Jarbas respondeu que não queria citar nomes, mas adiantou: "é gente que hoje tem mandato."

Era o ano de 1985. E no ano de 2009 estamos diante de um jogo de adivinhação. Um quebra-cabeças democrático. Ou uma pauta de jornalismo investigativo. Para tentar identificar, no listão composto por governador e vice-governador, senadores, deputados federais e estaduais, e vereadores da capital, quem eram os integrantes do CCC que faziam pichação com a proteção da PM, quando foram flagrados pelo estudante Jarbas Vasconcelos.

Trata-se de um jogo com elevada exigência de responsabilidade e cuidado. Porque não podemos distribuir, a esmo, suspeições e acusações, caluniando, injuriando e difamando. Assim como os representantes da ditadura fizeram com os seus inimigos políticos. E que se tenha sempre em mente a recomendação do velho Graciliano Ramos na introdução das suas Memórias do cárcere: "Não devemos caluniar o nosso fascismo tupinambá".

Os objetivos maiores deverão ser, sempre, a composição da verdade histórica, a desmistificação política, e – mesmo que retardada ou apenas simbólica – a justiça ante os sacrificados.

» Marcelo Mário de Melo é jornalista

BB sobe juros um mês após Lula mandar cair

Felipe Frisch
DEU EM O GLOBO

Dados mostrando que ordem do presidente não surtiu efeito são do BC

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter decidido trocar o presidente do Banco do Brasil para forçar uma baixa nos juros, o BB subiu as taxas desde a posse de Aldemir Bendine, em 23 de abril. Todas as modalidades de crédito ficaram mais caras. As taxas para aquisição de bens, por exemplo, subiram de 2,09% no dia 15 de abril (semana anterior à demissão de Antonio Lima Neto do BB) para 2,52% ao mês, no último dia 5. No mesmo período, o cheque especial passou de 7,92% a 7,98%. Subiram também o crédito pessoal e o de aquisição de veículos, segundo pesquisa do Banco Central. O BB discorda da metodologia da pesquisa e diz que se trata de taxa média ponderada. Página 15

Juros do BB na contramão

Apesar da ordem de Lula, Banco do Brasil sobe taxas na gestão do novo presidente

Aesperada queda das taxas de juros cobradas pelo Banco do Brasil (BB), com a troca de Antonio de Lima Neto por Aldemir Bendine em abril, ainda não aconteceu. Pelo contrário. O acompanhamento diário do Banco Central (BC) dos juros efetivamente praticados pelas instituições mostra que o crédito ficou mais caro no banco nas últimas semanas. As taxas das quatro principais operações para pessoas físicas — aquisição de bens, cheque especial, crédito pessoal e aquisição de veículos — vêm tendo altas consecutivas semanais, desde 15 de abril.

Bendine tomou posse no dia 23.

No crédito pessoal, por exemplo, a taxa subiu de 2,31% ao mês, no dia 15 de abril, para 2,52%, em 5 de maio. Os empréstimos vinculados à compra de bens foram a única linha em que houve um leve retrocesso na última semana: os juros subiram, em média, de 2,09% ao mês para 2,66% em 29 de abril, e recuaram para 2,52% em 5 de maio, último dado disponível no BC. Embora os bancos divulguem as taxas máximas e mínimas de juros em queda, o levantamento do BC mostra os juros efetivamente praticados, ponderados pelo volume emprestado a cada taxa.

Por ironia, no dia 8 de abril, quando o governo confirmou que trocaria o presidente do BB, o banco encerrava uma semana de queda nas quatro taxas. A alta recente dos juros no BB foi informada no último fim de semana, pela coluna Radar, da revista “Veja”.

Os números chamam atenção quando comparados aos de outros bancos.

Embora as taxas tenham subido em alguns bancos, o BB foi o que teve o movimento mais consistente de elevação, junto apenas com o Bradesco.

No entanto, foi o governo que levantou a bandeira da queda dos juros quando trocou o presidente do BB.

— Vai ter uma política mais agressiva do que a que vinha sendo feita.

Vamos ampliar a concorrência, que no sistema financeiro é incipiente e insatisfatória, e um dos motivos para os spreads elevados — afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no anúncio da mudança.

BB nega aumento e contesta pesquisa

Para especialistas, o movimento mostra que não é tão fácil reduzir as taxas de uma instituição financeira.

Especialmente quando a inadimplência — um risco que entra na conta dos juros cobrados — está aumentando.

Além disso, é considerado cedo para avaliar a gestão de Bendine. No entanto, a interferência política ainda está no radar dos analistas e é considerada um ponto de alto risco para o BB.

— Isso só demonstra que não é do dia para a noite que se muda a taxa de juros, trocando quem está ocupando a cadeira. Mas é muito cedo para dizer que o governo não terá força para isso, o risco de interferência política continua — diz Eduardo Roche, chefe de análise da Modal Asset.

Para Roche, a ingerência do governo fica clara quando comparados os balanços do primeiro trimestre dos principais bancos privados aos de BB e Caixa Econômica. Enquanto as carteiras de crédito do Itaú Unibanco e do Bradesco cresceram, respectivamente, 25,96% e 26,44% no primeiro trimestre, contra o mesmo período de 2008, as de BB e Caixa explodiram 40% e 52,2%.

Procurado, o BB informou, em comunicado, que “nega com veemência” que tenha elevado juros este ano.

“Os dados divulgados no ranking do Bacen não significam que o BB praticou ou está praticando taxas mais altas ou mais baixas. O ranking divulga a taxa média ponderada, pelos volumes contratados em determinado período, representando um conjunto de operações de crédito”, diz o comunicado.

Já o BC diz que “eventuais variações devem ser explicadas pelas próprias instituições” e que as taxas podem refletir mudanças na “estratégia de atuação” dos bancos.

Arrecadação federal tem 6ª queda consecutiva

Renata Veríssimo e Fabio Graner
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Receita registra recuo de 8,5% em abril ante o mesmo mês do ano passado; sobre março, alta é de 7,8%

A arrecadação federal começou a mostrar sinais mais claros de recuperação, mas ainda segue abaixo do nível verificado em 2008. Dados divulgados ontem pela Receita Federal mostraram que a arrecadação de impostos e contribuições somou R$ 57,7 bilhões em abril, o que significa em termos reais (descontada a inflação) alta de 7,8%, em relação a março, e queda de 8,5%, sobre o apurado em abril de 2008.

Foi a sexta queda consecutiva na arrecadação mensal na comparação com igual período do ano anterior, movimento que reflete a crise econômica e a redução geral do nível de atividade. No acumulado do primeiro quadrimestre, as receitas somaram R$ 217,5 bilhões, uma queda real de 7,1% sobre o mesmo período de 2008.

O resultado de abril foi menos influenciado pelas compensações de tributos, instrumento bastante utilizado, por exemplo, pela Petrobrás no primeiro trimestre. Esse mecanismo permite que as empresas usem crédito de um imposto pago a mais para abater o saldo devedor de outro tributo.

Segundo o coordenador-geral de estudos, previsão e análise da Receita, Marcelo Lettieri, as compensações no primeiro trimestre vinham em um ritmo de R$ 1,2 bilhão acima da média mensal histórica, reflexo do impacto negativo da crise no caixa das empresas. Em abril, o valor que excedeu a média de compensações foi de R$ 300 milhões. Lettieri disse que a queda refletiu a combinação de maior fiscalização da Receita, coibindo irregularidades, com esgotamento natural das compensações.

A queda na arrecadação no primeiro quadrimestre também foi puxada pelas desonerações tributárias, que somaram R$ 8,4 bilhões. As maiores perdas ocorreram pela redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis (R$ 1,6 bilhão) e a alteração da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), de R$ 1,8 bilhão.

Os tributos associados ao crescimento econômico experimentam queda acentuada no período. É o caso do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e do PIS/Cofins, que caíram mais de 10%.

Lettieri afirmou que os dados indicam que o mês de janeiro foi o "fundo do poço". Naquele mês, cujo desempenho aparece nos dados de fevereiro, as receitas administradas tiveram queda real de 11,13% na comparação com o mesmo período de 2008. Fevereiro e março já sinalizam recuperação. Ele afirmou, no entanto, que ainda é cedo para dizer que a arrecadação do ano vai fechar com queda real ou estabilidade.

Pelos cálculos de Lettieri, a arrecadação ainda terá crescimento nominal se a economia crescer 1,2% neste ano - projeção que era usada pelo Banco Central. Abaixo desse nível, a Receita ainda não fez as contas. Nesta semana, o governo deve revisar a sua previsão de expansão do PIB em 2009 para 0,7%.

Lettieri afirmou que os dados da Cofins (excluindo operações de importações e de bancos) começam a se recuperar. "A crise não acabou. Mas os dados mostram que os meses de fevereiro e março (que impactaram a arrecadação de março e abril) foram melhores".

Governo revê PIB para 0,7% este ano

Sérgio Gobetti
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Projeção está num relatório que será enviado ao Congresso na terça-feira; estimativa atual é de 2%

O governo reviu, pela segunda vez no ano, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo, em relatório a ser enviado amanhã ao Congresso, a previsão de que terá expansão de 0,7% em 2009. A previsão oficial atualmente em vigor aponta crescimento de 2%, o que foi descartado pelo governo depois da divulgação dos resultados da produção industrial do primeiro trimestre.

A queda de 7,9% registrada pela indústria no primeiro trimestre, na comparação com os últimos três meses de 2008, indica que, mesmo que a agricultura e o setor de serviços tenham permanecido parados, o PIB teria um encolhimento de 1,9% nos três primeiros meses de 2009.

Como o último trimestre de 2008 também foi de queda (3,6%), estaria caracterizado um quadro de recessão técnica - dois trimestres consecutivos de queda.

Apesar de esta ser a segunda revisão (no início do ano, o governo trabalhava com estimativa de 4% de expansão e depois 2%), a taxa positiva de 0,7% ainda é considerada exageradamente otimista pelo mercado. Ontem, no relatório Focus, do Banco Central, a estimativa prevista pelo mercado financeiro era de 0,49% de queda.

A previsão do mercado pode ser revista mais para baixo em junho, se o IBGE indicar uma queda no nível de atividade econômica superior a 1,9% no primeiro trimestre. Nesse caso, a obtenção de uma taxa positiva, como a ainda prevista oficialmente pelo governo, exigiria que o PIB desse um salto e crescesse a incríveis taxas de 5% nos três trimestres seguintes, na comparação com os trimestres anteriores.

Ou seja, só uma recuperação muito veloz do ritmo de produção seria capaz de gerar uma média de 2009 superior a de 2008. O mais provável é que essa recuperação seja lenta e somente no quarto trimestre tenhamos um crescimento positivo na comparação com 2008. Ou seja, com três trimestres negativos e um positivo, dificilmente o PIB escaparia de uma queda no cômputo final do ano.

Na prática, o governo trabalha com distintos cenários para o PIB: o mais pessimista prevê crescimento zero em 2009 e o mais otimista correspondia aos 2% da última revisão. A decisão final foi de ficar no meio termo, com a taxa de 0,7%. Mais que uma estimativa, esse número serve como um sinal do governo para o mercado: o de que a recuperação já está em andamento.

Visão de Mantega

Panorama Econômico :: Miriam Leitão
DEU EM O GLOBO

O ministro Guido Mantega acha que a CPI da Petrobras põe sob suspeição a maior empresa do país no pior momento. Ele, que é do conselho de administração, diz que a estatal tentará captar recursos para financiar seus investimentos e que a CPI aumentará o risco da empresa. Mantega conta que não havia alternativa para a poupança, e acha que o país estará crescendo, na margem, no fim do ano.

Conversei ontem longamente com o ministro, que veio ao Rio de Janeiro participar do Fórum do Velloso.

A respeito da criação do imposto sobre a caderneta de poupança, ele disse que o governo analisou várias propostas. Uma, a de indexar a remuneração da poupança a 65% da Selic. Outra, de separar a poupança velha da nova poupança, que teria novas regras. Mas ele acha que em qualquer uma delas o governo seria acusado de mexer na caderneta.

Por isso, optou por deixar as pequenas contas sem qualquer alteração e criar a taxação do imposto de renda para as maiores.

— Tudo isso é por um bom motivo, a queda dos juros — diz Mantega.
Os fundos só terão queda de tributação, explicou, se os juros caírem e se houver fuga para a poupança, mas, por enquanto, na opinião do ministro, é hora de os bancos reduzirem a taxa de administração.

Segundo Mantega, a primeira ação anticrise foi o orçamento de investimento para a Petrobras.

— Aprovamos um orçamento de R$ 60 bilhões num ano. É muito investimento para uma época de crise.

Mantega diz que, como toda empresa, a Petrobras terá que fazer captações no mercado internacional e pensa que a CPI pode atrapalhar.

Um dos pontos sob os holofotes está ligado ao Ministério da Fazenda: a manobra contábil da Petrobras que a levou a pagar R$ 4,1 bilhões a menos de imposto no ano passado, como O GLOBO revelou dias atrás. O caso pôs a empresa em rota de colisão com a Receita, que soltou nota divergindo da forma como a estatal fez a mudança de regime tributário, e com o Tesouro, que foi acusado pela Petrobras de ser o responsável pela redução da transferência da Cide para os municípios.

O ministro da Fazenda, que coordena o Tesouro e a Receita e está no conselho da Petrobras, não quis entrar nessa bola dividida.

— Existe sigilo fiscal, não posso comentar a situação de uma empresa específica.

A nota da Receita não falava na Petrobras em si, mas sim de forma geral, sobre os critérios para a mudança do regime. As leis no Brasil são muito imprecisas e, às vezes, há interpretações diferentes.

Temos um grupo de trabalho analisando o caso da Petrobras.

Sobre indícios de superfaturamento na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ele disse que o TCU pode verificar.

— O Conselho de Administração da Petrobras determinou que ela cortasse em 30% os custos de todos os contratos de fornecimento.

Fez isso porque, antes da crise, o mercado estava superaquecido, todos os preços estavam muito altos. Depois da crise, o frete chegou a cair a um quarto do preço de antes, e tudo mudou. Por isso, demos a ordem para a revisão dos custos, e a empresa está cumprindo — diz.

Mantega admite que o PIB do primeiro trimestre será negativo, mas acha que o período de queda já ficou para trás. Não gosta do conceito “recessão técnica”, que significa dois trimestres consecutivos de PIB negativo.

Acredita que o segundo trimestre será melhor do que o primeiro. Perguntei quanto o país estará crescendo ao fim de 2009.

— Vai estar crescendo ao ritmo de 3% a 4%. E não sou eu que acho isso. O próprio FMI já disse que alguns países estarão crescendo no fim do ano.

Ele acha que o nível de atividade seguirá o desenho de um “V”, que significa queda seguida de recuperação rápida, e que isso ocorrerá porque o governo deu a resposta certa à crise, reduzindo os impostos dos setores afetados diretamente pela queda do consumo e pelo colapso do crédito: o automobilístico, o de material de construção e outros bens de consumo. Mantega garante que o governo está fazendo uma boa gestão fiscal.

— O Brasil vai ter um déficit nominal de 2,1% do PIB.

É déficit, mas é um dos menores dos países do G-20. No ano que vem o país voltará a subir o superávit primário.

Os dólares para o FMI ainda não foram remetidos.

Segundo Mantega, os países emergentes não concordaram com as regras do novo aporte, se ele será no mecanismo antigo, o chamado “New Arrangements to Borrow”, com regras que não favorecem países emergentes, ou se será criado um novo mecanismo em que o dinheiro depositado pelos países represente, também, mais poder para eles nas decisões do Fundo.

Ele avalia que a crise internacional está dando uma trégua. Ainda não estão resolvidos os problemas dos ativos tóxicos dos bancos americanos, ainda não se sabe como vai funcionar a participação do setor privado na compra de ativos podres dos bancos dos Estados Unidos. A Inglaterra, na visão dele, está com problemas ainda maiores. Mas o ambiente está melhor do que no passado recente.

— O interbancário voltou a existir, países estão voltando a captar, o ambiente está melhor.

O desemprego ainda deve subir

Vinicius Torres Freire
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Políticas de apoio à economia e safras seguram o emprego, que ainda segue no ritmo da pior recessão em 17 anos

MAIS DE 100 mil empregos é um número que soa bem quando o ambiente está poluído por palavras como "recessão" ou "pior crise em décadas". Descontando as demissões das contratações, sobraram em abril 106 mil empregos com carteira assinada no país: esse foi o "saldo do emprego formal". Houve melhora em relação ao saldo do emprego no primeiro trimestre, quando se perderam 58 mil empregos. Isto posto, pode-se dizer apenas e outra vez que a economia engatinha depois de um tombo violento -apenas despiora. A taxa de desemprego, a ser divulgada pelo IBGE nesta semana, deve subir.

Note-se que o saldo de empregos formais é uma estatística diferente: é um registro nacional de contratações e demissões formalizadas (chamado Caged). A taxa do IBGE mede quantas pessoas à procura de emprego não o conseguiram, em seis regiões metropolitanas. E o IBGE não capta o desemprego em regiões afetadas pelo tombo da indústria frigorífica (Centro-Oeste, Sul), da indústria mecânica ou de calçados (interior de São Paulo) e siderúrgica e extrativa (Rio, Minas, Pará etc.).

Para dar perspectiva ao número do Caged, observe-se que em abril de 2008 o saldo de empregos formais foi de 294.522 -em abril de 2009, foram 82.557 trabalhos a menos. O saldo de empregos no primeiro quadrimestre de 2009 foi equivalente a apenas 16% do registrado em 2001 ou 2003, anos ruins para o emprego e de estagnação econômica.

Depois de cinco meses, a indústria parou de cortar vagas (o saldo foi de 183 vagas). Bom. Mas de janeiro a abril de 2008, o saldo da indústria foi de 229 mil empregos; no fraco de 2005, foram mais 131 mil empregos. No primeiro quadrimestre de 2009, a indústria cortou 147 mil vagas.

Pontualmente, note-se que a safra da cana, entre outras culturas, deve ter incrementado o número de empregos, em especial em São Paulo. Em abril, a indústria paulista teve saldo de 19 mil contratações, segundo dados da Fiesp. O saldo foi positivo porque as usinas contrataram 28 mil trabalhadores; os demais setores demitiram 9.000 trabalhadores.

Agropecuária, serviços e governo evitaram alta maior do desemprego formal (o comércio dá pequeno sinal de recuperação). Aumentos do mínimo, transferências sociais, subsídios ao consumo de carros, material de construção e eletrodomésticos parecem ter ajudado a manter o nível de renda e evitado o pior.

Mas a indústria ainda se recupera lentamente. Em abril, deve ter encolhido cerca de 14% em relação a abril de 2008. Ainda apanha devido à queda forte da exportação de manufaturas e da melhora ainda apenas discreta do crédito. A lentidão industrial e a taxa de desemprego provavelmente crescente (eliminando salários e reduzindo outros) não são bons sinais para o nível geral de renda no país. Outro sinal de lerdeza, nos primeiros quatro meses do ano, a receita federal de impostos foi 7% menor que a de 2008 -as empresas não lucram ou atrasam o pagamento de impostos, por falta de caixa.

Parece que escapamos de um desastre. Mas ainda caminhamos para a pior recessão em 17 anos. Com uma recuperação mais rápida, talvez; com uma distribuição de renda um pouco melhor, o que alivia o sofrimento. Mas ainda recessão.

O QUE PENSA A MÍDIA

Guntemberg
Editoriais dos principais jornais do Brasil

Clique o link abaixo

O Xote das Meninas

Com Marisa Monte
Confira o vídeo

Clique o link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=yAbUprTzL5Y

Alicia através do espelho

Livia Deodato
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO / Caderno 2

Com um lento caminhar, Alicia Alonso se aprochega da boca de cena, de braço dado com o marido, Pedro Simon. Altiva e elegante, exibe um dos lenços de sua coleção, na cor azul royal, amarrado em sua cabeça, que esconde uma trança embutida. Ainda que se complete 13 anos de sua última aparição nos palcos, as calças confortavelmente largas deixam à mostra a involuntária primeira posição dos pés de uma eterna bailarina (aquela equivalente às "15 para as três" do relógio). No rosto, batom vermelho nos finos lábios e forte rímel nos olhos, que há anos não são mais capazes de enxergar nem ao menos vultos. Mas que, no entanto, nunca pareceram estar tão vivos. Prova disso foi o ensaio acompanhado pelo Estado há pouco mais de uma semana, horas antes da estreia da turnê nacional do Balé Nacional de Cuba (BNC) na capital mineira.

"Maria Elena!", gritou a bailarina cubana de cima do palco, sentada numa cadeira, para a professora e coordenadora de ensaios da companhia. O ensaio é instantaneamente congelado, todo o elenco se volta para ela. "Eles estão ?comendo? os movimentos! Não estão dando o tempo necessário para este trecho da coreografia." Maria Elena Llorente, que trabalha para o BNC desde 1962, quando foi aprovada na audição para integrar o corpo de baile, confirma a observação da diretora geral e endurece ainda mais nas críticas. "Ela não vê, mas sente, conhece cada movimento, sabe o que é preciso fazer e se apoia em nossa equipe para que se mantenha seu alto nível de exigência", diz Maria Elena. "Alicia conquistou admiração e respeito não só de diversas gerações de cubanos, como de todo o mundo", completa.

O espetáculo em questão, que adequavam ao amplo palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e que vai passar por São Paulo amanhã e quinta-feira, é Giselle, sobre a camponesa que se apaixona pelo nobre disfarçado de aldeão Albrecht. A coreografia. criada em 1840 por Jean Coralli e Jules Perrot, foi considerada imortalizada no corpo de Alicia Alonso por grande parte da crítica.

A cubana de 88 anos conhece de trás para frente, dos pliês aos passés, o clássico que considera parte indissociável de sua vida - e que garante não ter se cansado de ouvir, sentir, interpretar e, claro, ?bailar?. Nem mesmo quando foi obrigada a ficar imóvel em sua cama durante um ano inteiro de sua vida, por um descolamento da retina pouco depois de ter completado 19 anos.

"Todos os dias, eu repassava a coreografia na minha cabeça e refazia os passos com os dedos das minhas mãos", conta ela, mostrando como gesticulava. Uma série de cirurgias viriam a seguir, sendo que as derradeiras já não conseguiram alcançar a correção completa desejada - a confiança depositada em seus parceiros, além de vozes saídas das coxias, foram providenciais para que sua atuação se prolongasse até os 75 anos de idade.

A extensa turnê pelo Brasil do balé completo de Giselle, que ainda segue rumo a Porto Alegre no dia 23, Caxias do Sul, 25, Jaraguá do Sul, 27, e Curitiba, 30 e 31, é acompanhada de perto pela diva cubana que fez história na dança. "O papel de Giselle é ideal para uma bailarina, porque representa uma época muito linda do romantismo", opina Alicia. A transformação da menina, do primeiro ato, em um espírito no segundo, exige extrema dedicação e talento da intérprete, de acordo com a bailarina. "Ela tem de ser capaz de representar uma loucura nesse processo de transformação, que não tem nada a ver com a loucura de hoje em dia: é algo mais interior, medido. É muito diferente, muito difícil e muito belo."

A preocupação com a clareza da história de Giselle quando dançada fez com que Alicia criasse uma pequena modificação na coreografia original, tornada popular com os Balés Russos, dirigido por Sergei Diaghilev (1872-1929). Um pas-de-deux no primeiro ato, que Alicia acredita que "não tinha nada a ver com a história de Giselle", transformou-se em um baile de amigos pela interpretação da cubana. "Em grandes clássicos do mundo sempre há um baile de amigos. E eu segui a versão tradicional dos grandes coreógrafos antigos", justifica.

O Balé Nacional de Cuba, hoje formado somente por profissionais cubanos, é mantido por meio de subvenção desde a sua fundação, em 1948. Alicia Alonso não disfarça seu descontentamento quando o assunto diz respeito aos grandes nomes formados pela escola de Havana que partiram para carreiras no exterior, como Carlos Acosta. "É como empinar uma pipa, que despende tempo e suor para ganhar altitude e, de repente, a linha arrebenta. O governo provê educação, vestimenta, alimentação, profissão. E o que ele pede em troca é o mesmo", diz, sem meias palavras.

Sobre uma possível abertura política de seu país, Alicia desconversa. Amiga pessoal de Fidel Castro e partidária do regime, não acredita numa transição de sistema. "Em sentimento e crença, somos os mesmos. Não mudamos", afirma. A bailarina, cuja carreira foi iniciada nos Estados Unidos, lamenta apenas a barreira cultural imposta durante o mandato do ex-presidente, George W. Bush, a quem considera "assassino". "Defender o diálogo e o intercâmbio permanente entre nós é direito e dever, e será um aporte à paz e à amizade entre os povos", defendeu em carta aberta aos intelectuais e artistas americanos, escrita no fim do ano passado, início da era Obama. Perseverança, definitivamente, sempre foi sua característica mais evidente.

A Primeira Entre os Primeiros

O PESO DE SER GISELLE: Viengsay Valdés conhece o tamanho de sua responsabilidade. Ela sabe o significado de ser a primeira entre os quatro primeiros bailarinos da companhia cubana. Técnica apurada aliada à perfeição dos movimentos é o que busca em treinamentos de cerca de 7 horas diárias há oito anos, desde que conquistou o posto. "Alicia é muito exigente. Nutro admiração e um grande respeito por ela", diz a bailarina titular de Giselle, que vai encarnar o papel amanhã, na capital. Viengsay (vitória no idioma de Laos, onde seus pais foram embaixadores) aprendeu com Alicia que não se deve divulgar a idade. "Isso é irrelevante. Se me for permitido, quero dançar até os 75, como Alicia."

O Cinema Novo nasceu num botequim

Arnaldo Jabor
DEU EM O GLOBO / Segundo Caderno

Eu era cineasta e virei jornalista. Parei, há 17 anos. Continuo jornalista, mas agora também estou filmando. Meus artigos serão tocados por esta reprise profissional. O cinema no Brasil mudou muito; as condições eram terríveis, as equipes despreparadas, a fome rondava o espetáculo e variávamos entre dois sentimentos básicos: ansiedade e frustração - "será que vai sair o dinheiro?" ou "os exibidores acham que o filme é um ?abacaxi?". Agora, melhorou muito, com jovens eficientíssimos, novas tecnologias.

Mesmo assim, lembro-me do cinema nos anos 60, quando comecei. E ouso dizer: o Cinema Novo nasceu num botequim.

Isso mesmo. Lá no bar da Líder, na Rua Álvaro Ramos, em Botafogo, foram sonhados?? dezenas de filmes. O Bar da Líder não era um bar; era um botequim tímido e pobre em frente do Laboratório Líder, onde revelávamos e copiávamos nossos filmes. Tinha dois garçonzinhos; um espanhol quase anão e um cearense cafuzo, que se esbugalhavam diante de nossas discussões infinitas sobre arte.

Hoje o bar (não vou lá há muito tempo) já virou uma "acrílica" lanchonete. Mas, desse tempo mágico, ficaram as lembranças: as moscas no bico dos açucareiros, as cadeirinhas de madeira, os tampos de mármore, os chopes, os sanduíches de pernil, os ovos cozidos cor-de-rosa, a linguiça frita, o cafezinho em pé. E era ali, no meio de insignificantes objetos brasileiros, era ali que traçávamos os planos para conquistar o mundo. Conspirávamos contra o "campo e contracampo", contra os travellings desnecessários, contra o happy end, contra a fórmula narrativa do cinema americano e, por uma estranha ilação, achávamos que, se a língua de nossos filmes fosse diferente da língua oficial, estaríamos contribuindo para a salvação política do País. Claro, nossa câmera era um fuzil que, em vez de mandar balas, recolhia imagens do País para "libertar" os espectadores. Achávamos que, mostrando a "realidade" brasileira, misteriosamente, contribuíamos para mudá-la. Não sabíamos ainda que, assim como existia um modo de produção oficial, havia também uma "realidade oficial" em cores e efeitos especiais que resistiria ao ataque guerrilheiro das metáforas pobres.

A estética da fome de Glauber transformava nossa fome em nossa riqueza. Por isso, nossos filmes eram metáforas deles mesmos; na sua precariedade morava um retrato do Brasil ao avesso, a boa e velha realidade óbvia, sem efeitos sofisticados. Daí, nossa incrível esperança naqueles anos utópicos, daí nosso desprezo por dinheiro, pela caretice e pelo sucesso burguês. Íamos aos festivais europeus como soldados, para xingar os críticos franceses, atacar o "velho mundo decadente", que, por sinal, se encantou conosco através dos Cahiers du Cinéma e do Positif e nos pôs nas nuvens, culpados diante de nossa fulgurante miséria.

Não sabíamos que seria tão renitente a resistência da língua oficial. Não sabíamos ainda da barreira que fariam contra essa cândida exposição de verdades e injustiças. Não sabíamos ainda da bruta violência de Hollywood, com seu embargo a nossos filmes, como havia o embargo contra Fidel. Nós éramos os românticos de Cuba. Nossas câmeras eram pobres, nossos filmes, preto e branco, nosso som, precário e, no entanto, a fome de mostrar o olho do boi morto, o mandacaru pobre, as mãos brutas dos camponeses, a cara boçal da classe média, fazia-nos desprezar até o aperfeiçoamento técnico, numa espécie de mímica do cotidiano proletário. Transformamos nossas misérias em teoria, numa arte povera, em que a precariedade seria mais profunda que um "reacionário" progresso audiovisual. Lembro-me que o Glauber era contra o Nagra, o gravador suíço que surgiu nos 60. "A gente não pode se alienar tecnologicamente", bradava o doce baiano no seu radicalismo, ali, de chinelo, dentro do bar da Líder, sob o olhar perplexo do espanholzinho que servia chope. E nisto havia até uma ingênua verdade, pois o cinema moderno perdeu a magia de antes, porque quanto mais se aperfeiçoam as maneiras de penetrar na "realidade", mais distante ela fica.

Quanto mais se fazem descobertas, mais fundo é o túnel do mistério; a máquina do mundo, quanto mais aberta, mais iluminada, mais fica vazia e misteriosa. Hoje, é imensa a quantidade de imagens que invadem nossas mentes e olhos. O videoclipe, a incessante metralhadora da publicidade, a velocidade do tempo criou??? um excesso de informações que se anulam. Tanta é a exposição da realidade do mundo, que não vemos nada. Estamos repletos de imagens muito mais velozes do que podemos processar. A perfeição reprodutiva descreve bem o mundo, mas não o condensa em poesia.

Por isso, anseio por tempos mais lentos.

Por isso, lembro-me tanto do bar da Líder que, de noite, me parecia aquele barzinho do Van Gogh, jorrando luz, com estrelas enormes girando no céu de Botafogo. Com a invasão do Primeiro Mundo dos anos 80 para cá (a realidade não para), recauchutamos a antropofagia de 1922 para racionalizar nossa crescente dependência diante das linguagens globais e, hoje, chegamos a um ponto em que a antropofagia já nos deu indigestão.

E o bar da Líder foi mudando. Mudou de dono, mudaram as mesinhas de mármore para fórmica, mudou o balcão sujo para aço escovado, mudou o espanholzinho para uma máquina de fichinhas, a Líder mudou também daquela rua, sumiram os cineastas loucos, de cabelos revoltos e camisas de marinheiros. Mudou o Brasil, mudou o cinema, mudei eu, mudaram alguns cineastas da esquina da Líder para outra vida (também não sabíamos do embargo da morte). Assim éramos em 1967.

Por isso, tento fazer um filme que possa ser visto sem a pressa angustiada do rococó eletrônico que nos assola. Já que a vida está tão fragmentada e incessante do lado de fora dos cinemas, espero que uma vida mais clara apareça dentro da sala escura.

Benedetti fez de sua obra libelo pela reconstrução da realidade

Reynaldo Damazio
Especial para a Folha
DEU NA FOLHA DE S. PAULO / Ilustrada

O escritor uruguaio de "A Trégua" morreu anteontem, aos 88, em Montevidéu Além de ter sido um escritor múltiplo -com mais de 80 livros publicados entre poesia, ficção, ensaio e teatro-, o uruguaio Mario Benedetti (1920-2009) foi também um intelectual profundamente engajado com as questões políticas de seu tempo, coisa rara nos dias de hoje.

Militante de esquerda, crítico da influência dos EUA na história latino-americana e exilado político por mais de dez anos, fez de sua vasta obra um libelo humanista pelas possibilidades de reconstrução da realidade a partir de relações pessoais justas e fraternas. Benedetti estreou como poeta com "La Víspera Indeleble" (a véspera indelével), de 1945, e ficou conhecido com "Poemas de la Oficina", em 1956, obtendo excelente recepção de público e crítica. Na época, já era intensa sua atuação jornalística como redator, diretor e membro do conselho editorial do semanário "Marcha" e das revistas literárias "Marginalia" e "Número", respectivamente.

Com o golpe de Estado de junho de 1973, no Uruguai, o escritor partiu para o exílio na Argentina e, posteriormente, no Peru e em Cuba, retornando ao país somente em 1983.

Lirismo e reflexão

Seus poemas são elaborados com uma mistura equilibrada de lirismo e reflexão, em longos discursos que falam do espanto diante do mundo em dissolução, da memória que tenta resgatar um liame perdido com a identidade do sujeito, das malhas do poder e da ideologia entranhadas no cotidiano. Trata-se de uma poesia densa, de fôlego, porém marcada por uma delicadeza extrema e uma depuração rigorosa que a distancia da exuberância metafórica de um Neruda, poeta também comprometido politicamente.

Foi na prosa, no entanto, que Benedetti conquistou projeção internacional, especialmente com "A Trégua" (1960). Pegando carona no "boom" da literatura latino-americana -que aglutinou sob a mesma rubrica autores tão díspares quanto Alejo Carpentier, Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez, Júlio Cortazar e Mario Vargas Llosa-, Benedetti aborda a vida opaca, monótona, da classe média uruguaia, apequenada por uma sociedade opressiva.

O personagem central do romance, Martín Santomé, é um burocrata cinquentão, viúvo e desiludido, cuja vida se resume à contagem regressiva para a aposentadoria. Solitário e casmurro, não se dá bem com os filhos e não alimenta nenhuma ilusão para o futuro, até que a jovem tímida Laura Avellaneda cruza seu caminho e os planos mudam drasticamente.

Diferente do estilo de seu conterrâneo e parceiro geracional Juan Carlos Onetti (1909-1994), a prosa de Benedetti carrega certa ironia e alguma crença, mesmo que nuançada, no caráter transformador dos sentimentos. Há sempre uma chance de reviravolta no enredo e a graça pode irromper no lodaçal da melancolia.

Reynaldo Damazio é editor e poeta, autor de "Horas Perplexas" (Editora 34)

Von Trier põe Cannes para rir e vaiar

Luiz Carlos Merten
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO / Caderno 2

Anti-Christ é filme difícil, de cenas chocantes, condizente com a seleção deste ano que aponta para um mundo em desordem

Se o objetivo de Lars Von Trier era provocar barulho com seu novo filme no 62º festival, bem, ele conseguiu. Anti-Christ foi vaiado nas duas sessões de imprensa no domingo à noite. A vaia, em si mesma, sinaliza para uma resposta negativa da plateia. Quem não vaiava estava rindo e essa última não é a reação esperada diante de um filme de horror, mas cinéfilo que se preze sabe que grandes filmes foram recebidos sob vaia aqui mesmo em Cannes, bastando lembrar A Aventura, de Michelangelo Antonioni, cuja versão restaurada é uma das atrações da seção Cannes Classics deste ano.

Anti-Christ começa com uma cena de sexo explícito, com o detalhe de uma penetração. O casal que faz sexo é formado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg. Enquanto eles se divertem, seu filho está morrendo no quarto ao lado. É o prólogo de Anti-Christ. O restante do filme divide-se em três capítulos mais o epílogo. Os capítulos chamam-se Dor, Luto e Desespero, como os três mendigos que assombram as histórias infantis contadas pela personagem de Charlotte. Devastada pela dor, e pela culpa, a mulher inicia uma viagem alucinada. O marido resolve psicanalisá-la. A ação transfere-se da cidade para uma cabana na floresta, onde marido e mulher iniciam uma descida ao inferno.

É como se Cenas de Um Casamento se cruzasse com A Bruxa de Blair, menos o elemento de mistério. O inferno, você sabe, desde Jean-Paul Sartre sempre foram os outros. Para Lars Von Trier, agora, é a natureza. Diversos signos - animais que se entredevoram, árvores que tombam - passam a expressar a desagregação física e moral do casamento.

E se o Diabo, não o bom Deus, tivesse criado o homem? Talvez seja a tese embutida em Anti-Christ, cujo estilo dramático e visual está mais para Dogma do que para a suntuosidade cênica de Ondas do Destino. Tudo é psicanalisado e a corrida, ontem, à coletiva, foi grande porque quem não queria agredir o diretor esperava, pelo amor de Deus, que Lars Von Trier explicasse o filme e suas intenções. Anti-Christ não é um filme fácil, mas filmes fáceis não são exatamente o que se espera de um grande festival de cinema como Cannes. A experiência é desagradável, um circo de horrores que inclui a dilaceração do próprio clitóris por Charlotte e também um ataque violento da mulher ao pênis do marido. Os signos sexuais estão presentes o tempo todo, mas são signos de morte. O epílogo tenta abrir uma porta para a salvação, mas o pensamento estético e político de Von Trier desconcerta, mais do que provoca admiração.

O festival toma um rumo estranho. A seleção organizada por Thierry Frémaux aponta para um mundo em desordem. Numa cena importante, uma raposa fala - se não fosse ela, teria de ser uma serpente - para dizer o que o espectador já intuiu. Reina o caos. A própria seleção está refletindo isso. Temos aqui, este ano, um gosto acentuado pela violência e pelo humor ?bizarro?, que faz os filmes ?cults?. Neste sentido, o final de semana foi tétrico na Croisette. Uma mulher é esquartejada em Kinatay, o novo filme do filipino Brillante Mendoza, cuja provocação não produz o mesmo respeito, em certas faixas da crítica, do que a de Lars Von Trier. A coreografia violenta de Vengeance, de Johnnie To - capa de Cahiers du Cinéma e único filme para o qual a revista deu cotação máxima, obra-prima, até agora -, pode ser eventualmente divertida, mas To fica na superfície do cinema de gênero, brincando de autor, e não atinge nem de longe a densidade que os grandes diretores de Hollywood conseguiram imprimir aos clássicos que ele emula.

É um cinema que, no geral, fica na exterioridade dos signos. Mesmo Lars Von Trier, que quer ser mais profundo, não chega lá. O diretor, aliás, admite no dossiê de imprensa que escreveu esse roteiro num momento de impotência criativa e tem certeza de tê-lo feito abaixo de seu potencial intelectual. Já tivemos alguns bons filmes - Taking Woodstock, de Ang Lee; Bright Star, de Jane Campion; e, sobretudo, Un Prophète, de Jacques Audiard -, mas a seleção de Cannes em 2009 está apontando para um cinema da crise. Pode-se ver um espelho do mundo atual, mas, através do espelho, cada um pode projetar suas expectativas e desejos. Ainda bem que houve ontem Looking for Eric. Ken Loach é o único que parece não ter perdido sua fé na humanidade.