quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Para presidente, fraudador às vezes tem 'cara de anjo'

DEU EM O GLOBO

Lula disse que é difícil descobrir esquemas de corrupção e, desta vez, elogiou os órgãos de controle e a imprensa

Chico de Góis

BRASÍLIA. Durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que há na população um sentimento de que só os pobres vão para a cadeia, enquanto os que roubam milhões ficam impunes.

Lula afirmou que, caso não haja punição para essas pessoas, as cadeias continuarão lotadas de pobres: — Corrupção é uma coisa difícil de descobrir. Às vezes o corrupto é o que tem a cara de anjo. É aquele cara que mais fala contra a corrupção, que mais denuncia, porque acha que não vai ser pego. Esse é o problema da bandidagem: ela sempre acha que vai dar no outro. Mas de vez em quando a arapuca pega — afirmou.

Lula defendeu os órgãos de controle, apesar de viver brigando com o Tribunal de Contas da União (TCU), e elogiou a imprensa por publicar reportagens sobre corrupção, embora sempre acuse os jornais de exagerar nas manchetes sobre denúncias.

— Prefiro que saia manchete para a gente poder investigar do que não sair nada, e a gente continuar sendo roubado e continuar não sabendo o que está acontecendo — afirmou.

Lula disse que a crise econômica obrigou governos a gastarem bilhões de dólares no sistema financeiro para que os bancos não quebrassem: — Quantos bilhões de dólares os países ricos tiveram que colocar no sistema financeiro, que quebrou por especulação? E o dinheiro que faltou para ajudar os países pobres e apareceu para salvar os banqueiros? Se não aumentarmos a punição para essa gente, vamos continuar enchendo as cadeias de pobres e vendo a corrupção correr solta no mundo.

Presidente pede que população compre mais panetone no Natal O presidente comparou ainda a investigação para prevenir atos de corrupção a um check-up médico: — Por isso é importante a investigação.

Eu faço check-up todo ano. Este ano não fiz porque o José Alencar está com problema de saúde, a Dilma teve o problema dela. Eu falei: “Se eu fizer e der alguma coisa também, aí a República está desgraçada”. Aí falei para o meu médico: “Vamos esperar”.

Mais tarde, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Lula sugeriu que a população compre panetones. Por ironia, a frase lembrou a desculpa do governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), ao ser flagrado recebendo R$ 50 mil em espécie.

— Comprem todos os panetones que quiserem comprar, passem o Natal mais tranquilo possível com as suas famílias — afirmou

Nenhum comentário: