quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

''Não caio nessa'', afirma Serra sobre campanha já

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Governador, favorito do PSDB para representar o partido em 2010, critica antecipação da corrida eleitoral

Silvia Amorim e Ana Conceição

Ao dar início ontem às obras de ampliação do Corredor Metropolitano de São Mateus-Jabaquara, no trecho entre Diadema e o Morumbi, o governador José Serra voltou a criticar a antecipação do debate eleitoral de 2010. "Tem gente tentando antecipar o processo eleitoral, tirando-me do foco do governo de São Paulo, mas eu não caio nessa", afirmou Serra durante o evento, em Diadema, no ABC paulista.

A declaração foi uma resposta às perguntas sobre a frase dita na véspera por Lula de que o governador não era "bom treinador". Na segunda-feira, os dois usaram metáforas futebolísticas ao falar da sucessão presidencial. Primeiro, Lula ironizou uma eventual chapa do PSDB com o governador de Minas, Aécio Neves, e Serra. "Eu não sei se dois Coutinhos, dois Tostões se saem bem no mesmo time", disse. Serra reagiu: "Quando um jogador é muito bom, dá para duplicar, encontra um jeito de se arrumar no campo."

Mais tarde, durante inauguração de escola técnica em Cotia, na Grande São Paulo, o governador voltou a criticar a antecipação do debate eleitoral. "Eleição é depois de abril. Eleição não vai se misturar com governo."

Serra está prevendo dificuldades para o ano eleitoral. Disse que 2010 "será um ano difícil".

"Quero desejar um belo 2010 a todos. Aliás, 2010 será um ano difícil. Mas dificuldade e beleza não são incompatíveis. Pelo contrário, quando se combinam, tornam-se até interessantes", comentou.

NOME ÚNICO

O governador é hoje o único nome do PSDB para a corrida presidencial, após a desistência de Aécio de disputar a vaga de presidenciável tucano. Apesar do favoritismo nas pesquisas de intenção de voto, a última sondagem do Datafolha, divulgada no fim de semana passado, mostrou que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pré-candidata do Palácio do Planalto em 2010, tem reduzido a diferença em relação ao tucano. A vantagem de Serra, que já foi de 25 pontos, está em 14 pontos, segundo o levantamento. Além disso, Dilma tem um cabo eleitoral fortíssimo, o presidente Lula, cujo governo ostenta índices recordes de aprovação.

Depois do discurso, Serra disse, em entrevista, que a dificuldade mencionada pouco antes não tinha nenhuma razão especial. "Um ano eleitoral é sempre um ano mais tenso", desconversou, encerrando a conversa com os jornalistas.

"PELÉ" DA POLÍTICA

Durante a inauguração da escola técnica em Cotia, o prefeito Carlão Machado, também do PSDB, "elegeu" Serra presidente em seu discurso. "Eu tenho certeza de que o Estado de São Paulo está contemplado com um grande governador. Mas também tenho certeza de que, quando o senhor estiver no ano que vem em Brasília, em 2011 o Carlão Camargo vai estar com as portas abertas no Palácio do Planalto", destacou, ao prometer obras para a população. O prefeito chegou a chamar Serra de "Péle" da política.

Ao terminar o evento, o governador, acompanhado do prefeito, do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e assessores, seguiu de carro até o centro da cidade para tomar café com leite numa padaria. Parou, entretanto, a alguns metros do local e continuou o trajeto a pé numa típica programação de candidato. Serra distribuiu abraços e beijos aos que passavam e tirou muitas fotos. Ouviu declaração de votos e palavras de apoio para a disputa de 2010. "Meu voto é do senhor", disse uma mulher que o abordou quando deixava a padaria. "Tem que levar 2010", comentou um rapaz. Cuidadoso, Serra respondeu com um simples "vamos ver".

FRASES
José Serra (PSDB)Governador de São Paulo

"Tem gente tentando antecipar o processo eleitoral, tirando-me do foco do governo de São Paulo, mas eu não caio nessa"

"Quero desejar um belo 2010 a todos. Aliás, 2010 será um ano difícil. Mas dificuldade e beleza não são incompatíveis. Pelo contrário, quando se combinam, tornam-se até interessantes"

Nenhum comentário: