terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lula sobre Battisti: 'Não me importa o que disse o STF. A decisão é minha'

DEU EM O GLOBO

Presidente diz que não pode dar "o que a gente não tem" a aposentados

BRASÍLIA. O presidente Lula, na entrevista, voltou a afirmar que caberá apenas a ele a decisão sobre a extradição ou não do ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado por assassinatos na Itália na década de 70.

O Supremo Tribunal Federal aprovou a extradição, mas entendeu que a palavra final caberá ao presidente Lula.

O que o presidente falou sobre este e outros assuntos:

CESARE BATTISTI: “Só vou me pronunciar nos autos. Assim que receber do STF (a decisão), vou tomar a melhor decisão para o Brasil. Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é minha. Até lá não tenho comentários a fazer”.

CONFECOM: “A gente não poderia terminar o ano melhor do que estamos terminando, com a Conferência Nacional de Comunicação. Uma Conferência que gerou medo, que gerou muitas discussões, que gerou antagonismo. Mas o que a gente percebeu é que a gente destravou uma coisa que estava tensionada, e as pessoas puderam descobrir que essa convivência democrática na diversidade é o melhor jeito de a gente construir um novo marco regulatório para as telecomunicações no Brasil. Nós temos muita novidade a cada dia, e nós ainda temos uma regulamentação que data de 1962. Então, é importante que as pessoas saibam que nós não queremos fazer uma coisa do governo, nós não queremos fazer uma coisa dos empresários, nós não queremos fazer uma coisa do movimento social. Nós queremos fazer uma coisa para o Brasil, que seja melhor, que seja confortável para o fortalecimento da democracia brasileira”.

IMPRENSA: “O Brasil termina o ano bem. O Brasil quer respeitar todo mundo e o Brasil quer ser respeitado. E eu acho que isso não seria possível a gente ter conseguido sem vocês. Quando vocês fazem matérias críticas, quando vocês fazem matérias elogiosas, cada vez menos, porque se criou no Brasil a ideia de que falar a verdade é ser chapabranca.

Colocar, muitas vezes, coisas que não são verdadeiras é que dá o charme, ou seja, o que é uma bobagem imensa, do ponto de vista de uma palavra sagrada, chamada credibilidade”.

APOSENTADOS: “A gente pode procurar dor de cabeça onde a gente quiser. A gente só não pode é dizer que tem onde não tem. No meu governo, os aposentados não tiveram um centavo de prejuízo. Nós repusemos aos aposentados brasileiros aquilo que foi a inflação.

E os que ganham salário mínimo tiveram aumentos substanciais.

A cada vez que a gente aumenta o salário mínimo, colocamos R$ 20 bilhões a mais na economia, por ano”.

APOSENTADOS 1: “Agora, eu tenho uma coisa, que é da minha seriedade e do meu comportamento. O dinheiro da Previdência é dos aposentados, não é meu. O ideal seria que a gente pudesse dar tudo o que as pessoas pedem, a todo momento, porque é o discurso mais fácil, mais simples, mais tranquilo. A Previdência tem um limite, tem uma arrecadação.

A gente não pode pagar o que a gente não tem. Eu não posso fugir do limite do bom senso, para o bem deles, porque, se a Previdência quebrar, será mal para todos os brasileiros”.

APOSENTADOS 2: “Eu estou tratando com muito carinho.

Na hora em que for formulada a proposta e estiver ao alcance da possibilidade da Receita e da Previdência, nós iremos fazer isso, mas sem nervosismo e sem trauma”.

Nenhum comentário: