terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lula mantém posição de não reconhecer hondurenho

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

João Domingos
Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não reconhecerá o governo do novo presidente de Honduras, Porfírio Lobo, reiterou ontem o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach. "O presidente Lula é claro: o Brasil não pretende reconhecê-lo em Honduras porque ele foi eleito por um processo organizado por um governo ilegítimo", disse Baumbach.

Para ele, não há contradição entre a posição do presidente Lula e a da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, no ano que vem. Dilma afirmou na semana passada, na Alemanha, que o Brasil terá de considerar as eleições em Honduras nas discussões sobre à crise política daquele país.

Dilma disse que em Honduras o governo brasileiro não discutia a eleição, mas o golpe de Estado.
“Há uma diferença muito grande entre uma coisa e outra”, disse Dilma. E acrescentou: "Acho que esse novo processo (a eleição) vai ter que ser considerado. Houve uma eleição." O processo eleitoral em Honduras foi organizado pelo governo de facto, comandado por Roberto Michelletti, que em junho deu um golpe de Estado e derrubou o presidente Manuel Zelaya. Este acabou voltando à capital, Tegucigalpa, e se abrigando na embaixada brasileira.

Em Honduras, Lobo tem insistido que deseja se aproximar do Brasil. E procurará o presidente Lula quantas vezes for necessário para obter dele o reconhecimento a seu governo.

Nenhum comentário: