quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Jarbas cobra decisão rápida do caso

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) cobrou ontem uma decisão “rápida” do DEM sobre o destino do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), envolvido em denúncias de corrupção. Pré-candidato ao governo do Estado, o senador argumenta que, caso o partido demore a definir o episódio, pode criar “sérios problemas” à candidatura do PSDB, e consequentemente da oposição, à Presidência da República em 2010 – seja a do governador de São Paulo, José Serra, ou do governador mineiro, Aécio Neves –, pelo fato de o DEM ser o aliado preferencial dos tucanos no próximo ano.

“Isso pode prejudicar um projeto político. Tem que ter uma posição rápida e exemplar, para não se passar a ideia de que vai se empurrar o fato para debaixo do tapete.” Para Jarbas, o rebatimento negativo do caso Arruda será imediato e contaminará a classe política, e não apenas os aliados do DEM – caso de PSDB, PPS e parte do PMDB. “Vamos ver depois quem será mais atingido pelo fato”, comentou.

Sem esconder sua predileção pela pré-candidatura de Serra, Jarbas defendeu que o governador paulista antecipe de março para fim de janeiro o prazo para definir se vai à disputa. “Ele deveria flexibilizar esse prazo”, analisou. O senador avalia que, com a antecipação – também defendida por Aécio Neves –, os aliados do PSDB poderiam consolidar palanques estaduais mais fortes de apoio ao tucano.

Jarbas, porém, assegurou que a antecipação de Serra não influenciará na sua decisão de disputar pela quarta vez o governo de Pernambuco. Ontem, ao subir o Morro da Conceição para participar da festa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, o senador foi acompanhado por vários peemedebistas e integrantes do DEM, caso dos deputados André de Paula (federal) e Augusto Coutinho (Estadual). Em vários momentos, pelo assédio do público e pelo estafe político que o acompanhou, lembrava uma caminhada de campanha.

Nenhum comentário: