terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Em 3º, Gabeira descarta governo e afirma que vai disputar Senado

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Da Sucursal do Rio

Principal nome da oposição no Rio -em nível estadual e federal- e em terceiro lugar na disputa pelo governo do Rio na pesquisa Datafolha, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) disse ontem que não será candidato à sucessão de Sérgio Cabral Filho (PMDB).

"Pretendo concorrer ao Senado. O governo me desinteressou. Não sou candidato mesmo. Na verdade, não tenho nada a comentar", afirmou Gabeira, por telefone.

Mesmo dizendo estar fora da eleição para o Palácio Guanabara, o deputado falou que o panorama revelado pelo Datafolha, no qual tem de 14% a 17% das intenções de voto, "está um pouco melhor". "Costumo começar com uns 3%", disse.

De acordo com pesquisa Datafolha publicada ontem, Cabral lidera com índices de 36% a 39% dos votos, abrindo uma vantagem de 13 a 15 pontos sobre o segundo colocado, dependendo da lista de concorrentes. Seu principal adversário é o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que oscila entre 23% e 24%.

Quando Gabeira é substituído por seu hoje aliado Cesar Maia (DEM), o ex-prefeito do Rio varia de 12% a 13%. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), oscila entre 6% e 8%.Garotinho afirmou que a pesquisa Datafolha é um "ótimo resultado". "Isso com ele (Cabral) em plena campanha e eu sem ter declarado se sou ou não candidato", postou em seu blog.

Ontem, em visita ao Rio, o presidente Lula elogiou Cabral e defendeu que ele permaneça no cargo por "muitos e muitos anos". Parte do PT no Rio resiste à aliança com Cabral e quer a candidatura de Lindberg ao governo.

Nenhum comentário: