quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tarso diz que sai de cena sobre o caso Battisti

DEU EM O GLOBO

Ex-ativista interrompe greve de fome que iniciara há 12 dias

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que encerrou sua participação "técnica e política" no caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que ontem suspendeu a greve de fome, iniciada há 12 dias.

Segundo Tarso, qualquer que seja a decisão do presidente Lula, não será uma desautorização "à decisão de ninguém". O ministro se refere tanto à própria manifestação para que o governo concedesse asilo quanto à extradição aprovada pelo STF:

- Não será uma decisão desautorizativa de ninguém. Nem de seu ministro, se ele resolver extraditar. Nem do Supremo, se ele resolver não extraditar. Esse juízo político do presidente está abalizado pelo direito e pelo dever que ele tem de orientar nossa política externa, combinada com as leis que regulam o refúgio e o asilo político.

Segundo a advogada Renata Saraiva, do escritório encarregado da defesa de Battisti, ele voltou a comer em consideração ao pedido de Lula, que na semana passada disse que Battisti deveria parar com o protesto.

Nenhum comentário: