quinta-feira, 19 de novembro de 2009

''Se há especulações, a culpa é do PSDB''

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Entrevista - Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio; Maia nega crise com tucanos, mas diz que o processo de escolha do PSDB é "esotérico" e que nunca viu nada parecido

Julia Duailibi

Após afirmar no começo da semana que o governador de São Paulo, o tucano José Serra, lembra os "piores caudilhos", Cesar Maia (DEM) disse não haver crise na aliança PSDB-DEM.

As críticas a Serra têm a ver com a definição do palanque no Rio?

Fiz uma observação no terreno da politologia, tratando de um tipo de caudilhismo invertido, em que não é o partido que define as regras do jogo, mas pré-candidatos. Nada tem a ver com eleições regionais.

Por que considera Aécio um candidato melhor que Serra?

Tenho feito todos os dias a campanha do Serra. Avaliar cenários eleitorais, nada tem a ver com apoiar. Se o PSDB tivesse aberto o debate interno, estas ou aquelas conclusões seriam tiradas pelo partido. Mas como o processo é esotérico, com pré-candidatos que falam com a imprensa, vazam notinhas e não tratam com coletivos partidários, fica difícil tirar conclusões. Se há especulações, a culpa é do PSDB.

A aliança passa por uma crise?

Não há crise. O PSDB, DEM e PPS estão unidos para 2010. Mas que é uma novidade pré-eleitoral, isso é. Não conheço caso assim: "Atenção, partido e militantes, em mais seis meses saberão da novidade". E o cronômetro avançando.

Nenhum comentário: