segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rio: eleição deve ser decidida no 2° turno

DEU EM O GLOBO

Luiz Sérgio, do Campo Majoritário, sai na frente, mas vantagem não é grande

Chico Otavio

Apurados apenas 15% dos votos, o presidente regional do PT fluminense, Alberto Cantalice, disse ontem que, “a olho nu”, era possível prever um segundo turno para a escolha de seu sucessor. De acordo com ele, o processo de contagem de votos, no Estado do Rio, estava muito lento, no fim da noite, e só seria concluído às 12 h de hoje.

De 25 mil a 30 mil pessoas, segundo Cantalice, participaram ontem das eleições do PT no Rio. Se a previsão do presidente regional estiver correta, a soma dos votos dos candidatos Bismarck Alcântara e Lourival Casula impedirá que o deputado Luiz Sérgio, do Campo Majoritário (Construindo Novo Brasil, antiga Articulação), fiador do apoio à reeleição do governador peemedebista Sérgio Cabral, vença a eleição no primeiro turno.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, disse que não entendeu como críticas as declarações do presidente Lula, ontem, sobre as resistências regionais a alianças com outros partidos da base, como o PMDB. Segundo Lula, “o que tem acontecido é que cada um olha para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados.

— Vai ser bom para Dilma ter mais de um palanque nos estados.

No Rio, por exemplo, é provável que ela tenha até três: do Cabral, do Garotinho e o meu — comentou.

Lindberg disse que, pela movimentação da militância, esperava que os dois defensores da candidatura própria que disputam a direção estadual do partido somem cerca de 60% dos votos:
— Não será surpresa se Luiz Sérgio nem ficar entre os primeiros.

O PT tem cerca de 115 mil filiados no estado, dos quais pouco mais de 20% votaram. Houve bate-boca nos locais de votação na Vila Kennedy.

Luiz Sérgio festeja presença do eleitorado O candidato do Campo Majoritário, Luiz Sérgio, disse que o comparecimento surpreendeu: — O número foi alto, se levarmos em consideração o sol de rachar e o feriado prolongado. Vou terminar na frente. Se teremos segundo turno ou não, vai depender do resultado. A tese de defender candidatura própria, pela história do PT, é sempre uma tese que tem receptividade grande.

Como a contagem ocorre nos próprios locais de votação, até 22 h de ontem a apuração dos quatro grandes colégios (Rio, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo) praticamente não havia começado.

— Luiz Sérgio está na frente, mas a diferença para os outros candidatos não é grande — disse Cantalice, no fim da noite

Nenhum comentário: