domingo, 29 de novembro de 2009

Reflexão do dia – Marco Aurélio Nogueira

“Se o PT se julga ou pretende ser um partido de esquerda de fato, não pode permanecer estacionado no plano da agitação, do discurso fácil para as massas. Precisa ir além e acoplar a esse plano um segundo plano, de elaboração teórica, produção cultural e projeção do futuro, como, de resto, se espera que façam todos os demais partidos. Sem isso ficará no meio do caminho e não se completará como partido de esquerda. Poderá até ter sucesso e vencer em 2010, mas não contribuirá para integrar a sociedade, convencê-la da necessidade de uma reforma social e fornecer-lhe algo mais denso e duradouro do que um sonho para sonhar”.
(Marco Aurélio Nogueira, professor titular de Teoria Política da Unesp, ontem, em artigo, em O Estado de S. Paulo)

2 comentários:

Blog do Marco Aurélio Nogueira disse...

Prezado Gilvan: aproveito a honra que vc me deu de ter uma frase minha nas tuas reflexões do dia para te cumprimentar pelo belo e importante serviço que nos presta com o blogue. Além de útil como fator de circulação de informações, é um convite à reflexão e ao debate. E está a cada dia mais bonito!
Grande abraço, M.A.

Alexandre Porto disse...

Marco Aurélio Nogueira, Miriam Leitão, Merval Pereira, Dora Krammer. Essas são as referências do PPS. Herdeiros dos que acharam que "Governo Goulart era a mesma coisa que qualquer outro governo". "A esquerda aguçou a questão da conciliação do João Goulart" disseram depois. Isso depois de ajudar a "chamada guerra psicológica, para isolar o Governo Goulart da classe média."

Quanto ao aliado Arruda, nenhuma linha.

Parece que não aprenderam a lição.