quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PSDB, DEM e PPS farão campanha, mesmo sem candidato

DEU NO VALOR ECONÔMICO

De Brasília

O PSDB, o DEM e o PPS decidiram começar a campanha pela Presidência da República apesar de ainda não terem definido o candidato. Preocupados com o crescimento da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em recentes pesquisas eleitorais, dirigentes dos partidos da oposição definiram ações para divulgar a candidatura nacional até o início de 2010, mesmo antes da escolha entre os pré-candidatos do PSDB José Serra ou Aécio Neves para a disputa.

Lideranças dos três partidos, reunidas ontem em Brasília, estabeleceram diretrizes para o planejamento financeiro da campanha e negociaram a intensificação de propagandas na internet, com críticas ao governo federal e à candidatura Dilma. "Não podemos colocar a faca no pescoço de Serra, para ele definir a candidatura", disse ontem o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). "Mas temos de fazer ações conjuntas para divulgar a candidatura da oposição até janeiro", explicou. "A candidata do governo está fazendo imensa propaganda agora. Precisamos reagir", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Em almoço ontem, dirigentes do PSDB, DEM e PPS negociaram que não pressionarão Serra pelo lançamento da candidatura ainda este ano. "Não temos o que fazer", comentou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). "Pressioná-lo só faria sentido se a candidatura dele estivesse pronta para ser lançada amanhã", afirmou. Mas o líder do DEM reclamou que a indefinição está prejudicando o DEM , PSDB e PPS.

No cenário eleitoral apresentado na pesquisa CNT/ Sensus divulgada na segunda-feira, Dilma ganhou, em dois meses, quase quatro pontos percentuais de intenção de voto enquanto Serra ficou estacionado. A oposição teme que a falta de definição sobre o candidato permita o crescimento não só da candidatura Dilma mas também de candidaturas alternativas, como da senadora Marina Silva (PV-AC).

No encontro de ontem, dirigentes do PSDB e do DEM tentaram resolver divergências recentes que desgastaram a relação dos dois partidos. O presidente do DEM, Rodrigo Maia , e seu pai, Cesar Maia, há poucas semanas divulgaram publicamente o descontentamento coma demora do PSDB em lançar seu candidato. Ontem, Rodrigo Maia participou do encontro, mas seu pai não. "Combinamos que não faremos declarações polêmicas em público", disse Agripino. (CA)

Nenhum comentário: