sexta-feira, 6 de novembro de 2009

'Presidente diz que não sabia, e o Azeredo tinha que saber?'

DEU EM O GLOBO

SÃO PAULO. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse ontem estar confiante na defesa do senador Eduardo Azeredo e acreditar que o Supremo Tribunal Federal acabará decidindo pelo arquivamento dos processos por peculato e lavagem de dinheiro contra o tucano.

— Ele é uma pessoa honrada. Respeito o ministro (Joaquim) Barbosa, mas a denúncia tem tudo para não ser confirmada. Vamos aguardar os outros ministros do STF. Levando em conta a dureza com que o ministro Barbosa se dirigiu a Azeredo, estou morrendo de pena antecipada dos réus do mensalão. Ela vai propor, no mínimo, a pena de morte — brincou.

E disse crer no arquivamento: — Primeiro, Azeredo não tem nada assinado por ele autorizando que a companhia de águas faça convênio.

A outra coisa é o recibo falso, feito por um vigarista processado por todo mundo. Em terceiro, o presidente Lula pode dizer o famoso “eu não sabia”, e Azeredo tinha de saber? Outros senadores manifestaram solidariedade a Azeredo.

— Azeredo nos disse que o recibo é falso, e ele tem credibilidade, por isso recebeu apoio no Senado e de colegas de vários partidos — disse Heráclito Fortes (DEM-PI).

— Tenho toda a confiança nele.

Mas a decisão que o Supremo tomar terá de ser cumprida — disse Cristovam Buarque (PDT-DF).

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, rebateu a acusação de Azeredo de que Nilton Monteiro, acusado de ter falsificado o recibo, é lobista do PT.

— Azeredo deve estar desesperado para querer envolver o PT em um assunto que é de exclusiva responsabilidade da campanha dele. O senador tem de se defender no Supremo, e não ficar dando tiro para todo lado.

Nenhum comentário: