terça-feira, 24 de novembro de 2009

Persona non grata: Em nota, PPS repudia visita de Ahmadinejad ao Brasil

DEU NO PORTAL DO PPS

Essa cena é mais um triste episódio da política externa do presidente Lula.

Por: redação

O PPS repudiou, nesta segunda-feira (23/11), por meio de nota assinada pelo presidente, Roberto Freire, a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil. O texto diz que o líder iraniano "se notabiliza por uma postura intolerante com a comunidade internacional e com os países imediatamente envolvidos no conflito (no Oriente Médio), notadamente com Israel".

A nota afirma que, ao receber Ahmadinejad, o governo do presidente Lula descredencia-se como mediador do conflito no Oriente Médio, posição que parece querer assumir, conforme acrescenta o texto. O PPS condena também o fato de o presidente do Irã negar o holocausto e a violência que praticada contra seus opositores na política interna, como na repressão às manifestações contra as fraudes nas eleições nas quais Ahmadinejad foi reeleito.

No final, o PPS diz que a visita é "mais um triste episódio da política externa do presidente Lula, que se tornou célebre por ostentar um viés abertamente ideológico, que subordina os interesses nacionais às suas preferências partidárias e pessoais". Leia a íntegra abaixo.

Mahmoud Ahmadinejad: persona non grata

O Partido Popular Socialista – PPS – manifesta de público seu repúdio à visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil e reafirma sua preocupação com os descaminhos de nossa política externa.

O governo Lula, ao receber Ahmadinejad no Brasil, em vez de habilitar-se, como parece pretender fazer, descredencia-se como um mediador do conflito no Oriente Médio, pois esse líder se notabiliza por uma postura intolerante com a comunidade internacional e com os países imediatamente envolvidos no conflito, notadamente com Israel. E não pode haver mediação sem que as partes queiram dialogar.

Nas questões internas do Irã, também irrompe-se a truculência de Ahmadinejad. O mundo não esquecerá as dezenas de pessoas feridas e mortas nas manifestações contras as fraudes nas eleições que renovaram o seu mandato. A violência ficou marcada nas cenas que correram o planeta, a mais chocante delas foi a da morte da jovem Neda Soltani, de 16 anos, covardemente assassinada pela polícia.

O atual Presidente do Irã, repetidas vezes, ofende a memória da humanidade, gravada fortemente pelo horror, ao negar o holocausto do qual foram vítimas mais de 6 milhões de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial; advoga ele até mesmo o fim do Estado judeu no Oriente Médio, na contramão de todas as conquistas do humanismo e da civilidade.

Para agravar essa postura de pária da comunidade internacional, o Irã insiste em desenvolver um programa de nuclear fora do controle internacional, o que tem elevado o nível de tensão numa região já bastante conflagrada

Este é mais um triste episódio da política externa do presidente Lula, que se tornou célebre por ostentar um viés abertamente ideológico, que subordina os interesses nacionais às suas preferências partidárias e pessoais, transformando a movimentação do país no complexo cenário internacional em subsidiária de causas menores e moralmente indefensáveis.

Roberto Freire
Presidente

Brasília, 23 de November de 2009.

Nenhum comentário: