terça-feira, 24 de novembro de 2009

No Rio, eleição no PT deve ir para 2o- turno

DEU EM O GLOBO

Luiz Sérgio lidera a disputa; Casula e Bismarck, que defendem candidatura própria, disputam vaga para concorrer

Flávio Tabak e Maiá Menezes

Com 60% dos votos apurados, a eleição para a presidência do PT no Rio deve ser decidida no segundo turno. O primeiro colocado é o deputado federal Luiz Sérgio, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que atingiu 40% dos votos. Bismarck Alcantara e Lourival Casula, com aproximadamente 23% cada um, disputam o segundo lugar. Os dois são apoiados pelo précandidato ao governo do estado e prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.

Luiz Sérgio reconheceu ontem que deve disputar o segundo turno. Segundo ele, a eleição será apertada. O PT deve divulgar ainda hoje, até o meio-dia, o resultado.

— Acho que terei entre 43% e 45% dos votos. Essa questão (segundo turno) está dentro do nosso planejamento e temos que esperar baixar a poeira.

O mais provável é que eu vá disputar a presidência com o Casula — disse o deputado.

A principal disputa dentro do PT fluminense é a decisão sobre a candidatura própria ao governo do estado no ano que vem. Luiz Sérgio é apoiado pelo atual presidente, Alberto Cantalice. Ambos defendem a aliança com o PMDB para apoiar a reeleição do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Lindberg rebateu ontem as afirmações do ex-senador José Eduardo Dutra, favorito para ser eleito presidente nacional da legenda. Para Dutra, o PT deve caminhar junto com Cabral no Rio, garantindo o apoio do PMDB no estado para a candidatura da ministra Dilma Rousseff pela Presidência.

Cantalice reafirma defesa da candidatura nacional O prefeito de Nova Iguaçu também já calcula quantos delegados do partido votarão pela candidatura própria na convenção do PT em 2010.

— Qual é o critério para poder ter palanque duplo num estado e não ter no outro? Respeito o presidente Dutra, é a opinião dele, mas os delegados decidem. Estou muito otimista e acho que não tem mais clima para intervenção . O Casula está muito bem posicionado para ganhar no segundo turno, não sei como o Luiz Sérgio buscaria a diferença. Volto a dizer: para a Dilma, não há nada melhor do que ter o palanque triplo no Rio: o meu, o do Cabral e o do Garotinho.

Estimo que 55% dos delegados votarão a favor da candidatura própria na convenção — prevê Lindberg.

De acordo com resultados preliminares colhidos pelo prefeito, Luiz Sérgio ficaria em primeiro lugar com 39% dos votos, e Casula, com 26%.

Do outro lado da disputa, Cantalice diz que o palanque duplo no Rio trará problemas para uma candidatura nacional à Presidência da República: — Nós vamos continuar nosso discurso em defesa do projeto nacional.

Nenhum comentário: