quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MST depreda fazenda de Dantas

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Cem homens armados invadiram duas propriedades no sul do Pará e expulsaram os moradores da área

Carlos Mendes, Belém

O Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu ontem as fazendas Maria Bonita e Rio Vermelho, localizadas nos municípios de Sapucaia e Xinguara, no sul do Pará. A Delegacia de Conflitos Agrários abriu inquérito para apurar os atos de vandalismo.

Cem homens armados e encapuzados derrubaram e queimaram casas, expulsaram empregados e atearam fogo em tratores, além de roubar gado, segundo a assessoria da Agropecuária Santa Bárbara, que administra a Fazenda Maria Bonita e é ligada ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

Um avião com três mulheres e três crianças, expulsas pelo MST, caiu logo depois de decolar de uma das fazendas invadidas. As seis pessoas nada sofreram, mas o comandante e o piloto ficaram feridos e estão internados em um hospital da região.

Os policiais e a imprensa tiveram dificuldades para chegar às propriedades. O MST bloqueou a rodovia PA-150 em três pontos, afirmando que a ação foi um protesto contra a morosidade da reforma agrária no Estado.

O gerente da fazenda Maria Bonita, Oscar Boller, contou que os invasores chegarem ao local durante a madrugada. Entraram nas casas dos funcionários, gritando que todos deveriam sair. Em seguida, passaram a destruir moradias e currais, usando tratores da própria fazenda, que foram incendiados, segundo o gerente.

A coordenadora estadual do MST, Maria Raimunda Cézar, afirmou que a ocupação foi apenas para "protestar contra a presença de escolta armada" na área. E negou que casas e tratores tivessem sido destruídos.

A polícia constatou danos na Rio Vermelho. Uma vila, onde moravam 30 empregados, foi incendiada. Segundo os empregados, cerca de 50 homens do MST participaram da ação.

Nenhum comentário: