quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ministra vira a ''estrela'' em site da Presidência

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Além do recorde em outubro, página na internet já divulgou 180 fotos da pré-candidata apenas este ano

Leonencio Nossa, BRASÍLIA

O site do Palácio do Planalto bateu recorde em outubro de divulgação de fotografias da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, desde que a ministra assumiu o cargo em junho de 2005. Com 34 imagens durante o mês, a pré-candidata do PT à Presidência virou a estrela do site.

O total de imagens de Dilma supera com folga as fotos dos colegas de governo. O responsável pela pasta da Fazenda, Guido Mantega, não teve uma única foto em todo mês de outubro.

Só neste ano, o site www.info.planalto.gov.br divulgou 180 fotos de Dilma, quantidade superior ao total de 178 imagens de Mantega disponibilizadas nos últimos seis anos. Nem o ex-ministro José Dirceu teve tanta exposição: foram 82 fotos em dois anos e meio no comando da Casa Civil, de janeiro de 2003 a julho de 2005.

Nas últimas semanas, o site que divulga atividades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem revelado uma Dilma mais descontraída e sorridente. A ministra aparece, por exemplo, pescando no Rio São Francisco, ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, beijando a bandeira da escola de samba Mangueira e cumprimentando pessoas nas viagens pelo Brasil.

Mesmo com afastamentos para tratamento de doença, Dilma deve bater em poucos dias o total de fotos divulgadas no ano passado. De janeiro a dezembro de 2008, o site divulgou 187 imagens da ministra. Em 2007 e 2006, quando ainda não tinha o nome ligado à sucessão presidencial, ela apareceu em 93 e 76 fotos, respectivamente.

Não faltam imagens da ministra da Casa Civil ao lado de Lula. As fotos mostram sempre a ministra em conversas de pé de ouvido com o presidente. Em outras, ela aparece em mesas de reuniões e palanques montados para Lula nas viagens do presidente pelo Brasil.

Nas imagens de 2006 a 2008, Dilma aparece como a técnica do governo, sempre como coadjuvante das ações e solenidades do Planalto. Neste ano, as fotografias da ministra também diferem pela mudança no visual. Dilma tirou os óculos de armações grossas, mudou o corte do cabelo e o figurino. Agora, está mais presente em eventos populares e apresentações de artistas, sempre com olhos atentos e de admiração.

O site passou a exibir Dilma como protagonista. Em 2009, ela apareceu sozinha ou sem a presença do presidente Lula em 30 fotografias. No ano passado, foram apenas sete imagens dela sem o presidente. Em 2007 e 2006, ela não teve imagens desse tipo divulgadas pelo site da Presidência.

Nenhum comentário: