quinta-feira, 19 de novembro de 2009

‘Gramsci e a esquerda contemporânea’

DEU NO RURAL SEMANAL nº 37, novembro/2009

Como uma das atividades empreendidas pela Comissão de Comemorações do 100 anos da Rural neste ano de 2009, na próxima 3ª feira, dia 24/11, às 10h, no Auditório Hilton Salles, será lançado o livro do Prof. Raimundo Santos ‘A importância da tradição pecebista’ . Acompanhará o evento o debate sobre o tema ‘Gramsci e a esquerda contemporânea’, com a participação do ensaísta Luiz Sérgio Henriques, tradutor de obras de Gramsci ao português e editor do site Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org) e do próprio Prof. Raimundo Santos. Consultados pelo Rural Semanal, os palestrantes adiantaram os principais eixos das suas exposições. Luiz Sérgio Henriques tentará mostrar como Gramsci se firmou como um dos clássicos da política no século XX e, nesta condição, ainda pode nos ajudar a entender os problemas do nosso próprio tempo.

O palestrante observa que há aspectos ultrapassados e aspectos atualíssimos no pensamento de Gramsci, de modo que estudar este pensador é necessariamente um desafio, para além de qualquer ortodoxia. O ponto de partida devem ser os problemas da democracia brasileira, admitindo-se que existe uma distância de tempo histórico, que não se pode desconhecer, entre Gramsci e o Brasil. Luiz Sérgio Henriques disse ainda que o estudioso deve estar atento a isso, se estiver de fato preocupado em utilizar o pensamento gramsciano como um recurso para fazer avançar a democracia brasileira

Em sua breve fala, Raimundo Santos pretende se referir à presença do pensamento de Antonio Gramsci na cultura política pecebista, da qual se ocupa o volume recém- publicado com o selo da Fundação Astrojildo Pereira, de Brasília.

Nenhum comentário: