quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FHC, Lula, apatia e "autoritarismo": Vinicius Torres Freire

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Satisfação com a economia ofusca "desvio da democracia", mas é preciso "balançar o coreto", afirma ex-presidente

A SATISFAÇÃO com a economia é um fator de "apatia" no Brasil. Tal ambiente favorece o "autoritarismo popular" que está no "DNA" do governo Lula e do lulismo. Mas por que a oposição é também apática e omissa, pergunta-se ao autor da tese da "apatia cum autoritarismo popular", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? "Sim, a oposição está meio apática, como quase todo o país. Mas a oposição partidária é congressual.

Não repercute na sociedade. A sociedade, por sua vez, não tem dado muito ouvido ao que se passa por lá no Congresso, por achar que o Congresso não decide assuntos de relevância cotidiana ou por desconfiar do que sai de lá [Congresso], pelos motivos conhecidos. E o governo [Lula] teve papel importante nesse apequenamento do Congresso, dadas as ingerências e os chamados "escândalos"", diz FHC a esta coluna.

E a apatia do PSDB e de seus candidatos indecisos? "O Congresso, os partidos, o PSDB também, as lideranças, não repercutem. Falta mais articulação com a sociedade. Mas os candidatos se movem pelo cálculo eleitoral, não tem jeito. Mas a discussão desses problemas interessa a muito mais gente, vai muito além do PSDB. Não escrevi para conclamar a oposição. Esse debate não pode ser rebaixado pela partidarização excessiva. Mas, afora o "partido dos economistas", os intelectuais não se manifestam, contra ou a favor, de maneira pública, pensada (o Brasil tinha o partido dos advogados, agora tem o dos economistas, sinal da mercantilização do Brasil e do mundo). Os movimentos sociais, as organizações da sociedade, quando não estão aninhadas na burocracia do Estado, limitam-se a temas especializados. Isso por um lado é bom: discute-se a sério ambiente, drogas, violência. Mas não a política maior desses e outros assuntos", diz FHC.

Mas qual a relação atual entre popularidade e risco de autoritarismo? "O país está mais apático porque a situação econômica vai bem. E espero que vá cada vez melhor. Mas a satisfação com as condições de agora não nos deve impedir de pensar que tipo de sociedade e de Estado que estamos construindo. As pessoas aplaudem porque estão satisfeitas com o que lhes diz respeito, mais imediatamente. Mas o aplauso não significa aprovação a qualquer atitude do governo, e muitas vezes as pessoas não têm consciência das consequências de várias dessas ações."

Mas onde está o autoritarismo? "Há uma grande cooptação. Há ingerência direta nos partidos, ataques à imprensa, à gestão de empresas. O presidente escolhe não só a candidata (até sem ela mesma saber) mas define nomes pelo país todo, em vários partidos, interfere diretamente no Congresso. Não sou "neoliberal". E não sou a favor disso que chamam "Estado forte", mas de um Estado competente. Esse "Estado forte" é paternalista, organiza os negócios, destrói os partidos, coopta setores sociais com recursos do Estado.

Tudo isso ocorre em clima de forte personalização, em que o presidente centraliza em si decisões estratégicas (como na compra dos caças, do pré-sal, coisas feitas com atropelo, sem seriedade), com alianças partidárias que não foram feitas com base em um programa. Isso reforça as características da nossa "Presidência imperial"", diz FHC.

Nenhum comentário: