quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FH é estrela de filme sobre o Cebrap

DEU EM O GLOBO

Ex-presidente vai à exibição em SP

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi a estrela do documentário "Retrato de grupo", de Henri Arraes Gervaiseau, sobre a geração de intelectuais que criou o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O documentário não chegará aos cinemas. Anteontem, foi exibido para uma plateia de intelectuais, em São Paulo, numa noite que o ex-presidente chamou de "muito emotiva".

O evento marcou os 40 anos do Cebrap, criado no governo militar e que serviu como espaço de debates durante a ditadura. O evento teve início com um discurso do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que integrou o Cebrap quando voltou do exílio, em 1978.

Após a exibição do filme, FH e o sociólogo Chico de Oliveira falaram. Contrariaram quem esperava um embate entre o tucano e o ex-petista, crítico tanto do governo de Fernando Henrique quanto do de Lula. No filme, Chico disse que o tucano representou uma "virada à direita", e Lula, uma "regressão". FH é responsável, afirma, pela implementação do programa neoliberal e privatista, e Lula bloqueou a contestação, fazendo dos trabalhadores "sócios do êxito desse capitalismo". No palco, FH e Chico lembraram o regime militar. Bem-humorado, o ex-presidente disse que, por causa do AI-5, que cassou sua cátedra, deu mais aulas fora que no Brasil:

- Por incrível que possa parecer, sempre fui muito ligado ao Brasil - disse, arrancado gargalhadas da plateia.

Nenhum comentário: