domingo, 1 de novembro de 2009

'Festival Nacional Vladimir Palmeira'

DEU EM O GLOBO

Maioria dos candidatos a presidente defende liberdade nos estados

Em debate na última quinta-feira, no Rio, quatro dos seis candidatos a presidente nacional do partido foram enfáticos ao defender que o PT deve respeitar a decisão dos diretórios estaduais nos estados e citaram o caso do Rio como emblemático. Serge Goulart, da corrente Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo, disse que o partido está preparando o "Festival Nacional Vladimir Palmeira", uma referência à intervenção de 1998, quando o diretório nacional revogou a decisão do estadual de lançar Vladimir candidato ao governo e determinou a aliança com o então candidato Anthony Garotinho.

- Não podemos aceitar a candidatura de Ciro Gomes em São Paulo, Osmar Dias no Paraná, Collor em Alagoas, Jader Barbalho no Pará. Esperamos ter candidatos próprios - disse, defendendo no Rio a candidatura de Lindberg.

Os outros candidatos que defenderam a candidatura própria no debate foram os deputados federais Iriny Lopes (ES) e Geraldo Magela (DF) e Marcus Sokol. Este último leu um manifesto pela candidatura de Lindberg.

- Respeitamos a discussão do Rio de Janeiro e achamos que ela deve ser feita com liberdade - disse Iriny Lopes.

Já José Eduardo Dutra, o candidato do presidente Lula, e o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP) defendem que os estados onde o PMDB quer a aliança abram mão de seus candidatos.

- O PT não é uma federação de partidos estaduais - disse Dutra, repetindo o argumento de Luiz Sérgio. - O diretório nacional não vai impor goela abaixo dos estaduais nenhuma decisão, mas a instância máxima do partido é o Congresso. É claro que o ideal seria a Dilma ter três, quatro palanques, mas em alguns estados o PT vai ter que se sentar com o PMDB para discutir. A aliança nacional é nossa prioridade.

- Não se trata de fazer imposições. Mas os estados não podem se precipitar e atrapalhar o diálogo da aliança nacional. No Rio Grande do Sul, o Tarso (Genro) vai ser candidato porque lá há uma polarização histórica com o PMDB. No Rio, há duas alternativas, e o partido aqui não pode se precipitar - defendeu Cardozo.

Nenhum comentário: