quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dilma foi alertada pelo TCU sobre risco de "apagão". PPS cobra explicações da ministra

DEU NO PORTAL DO PPS

Coruja disse que começa a ser desconstruída a imagem de Dilma.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu em julho passado recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que ela verificasse a adequação da estrutura dos órgãos ligados ao setor elétrico, inclusive do próprio ministério de Minas e Energia, para o planejamento, expansão e regulação e desenvolvimento da área para afastar os riscos de um apagão de energia.

A sugestão consta de um acórdão assinado (1543/09) pelos nove ministros daquela Corte que fez, a pedido do próprio governo, uma auditoria no setor. O documento entregue à Casa Civil recomenda que o governo “reforce” a atuação do ministério, da empresa de Pesquisa Energética (EPE) e que promova alterações na estrutura de pessoal da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

“Esse reforço deve ter continuidade sob o risco de haver no futuro graves prejuízos à nação”, justificam os ministros.

Diante da possibilidade de agravamento da situação num setor crucial para o país, a advertência do órgão de fiscalização ao governo Lula vai além: “O TCU escolheu como tema de mais significância em 2008 a segurança enérgetica”.

De posse do documento, o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), quer saber se a ministra Dilma Rousseff tomou e qual foi a providência após o alerta dado pelo Tribunal de Contas.

“Este governo está mais preocupado em desmoralizar um órgão que faz advertências como estas do que com o gerenciamento do país. Precisamos ver se essas recomendações foram ignoradas pela futura candidata do PT”, critica o parlamentar do PPS.

Coruja disse que começa a ser descontruída a imagem de Dilma de que ela é boa técnica - atributo sempre invocado pelos petistas quando tentam "vendê-la" como pré-candidata ao Palácio do Planalto em 2010.

“Esse blecaute pode ofuscar seriamente a candidatura dela porque é um macroincidente e que traz consequências internas e repercussões internacionais”, acrescentou o líder, rebatendo a desastrosa declaração dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que minimizou o apagão desta terça-feira. O petista disse que o fato de que 18 unidades da federação terem ficado sem energia por vários horas, deixando milhões de pessoas prejudicadas e prejuízo para todos os lados era apenas um microproblema.

Aneel

O TCU observou ainda que o poder da Aneel deve ser fortalecido para ela possa desempenhar suas atribuições com qualidade. E alerta para um grave problema dos governos: o contingenciamento de recursos. O Tribunal diz que, dos R$ 365 milhões da dotação destinada à Agência em 2008, menos da metade (R$ 150 milhões) foi efetivamente investido naquele órgão.

Nenhum comentário: