sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Apagão itinerante

DEU EM O GLOBO

Depois de Ipanema e Leblon, falta de luz atinge sede do Flamengo e mais 6 bairros

A GARAGEM do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, totalmente às escuras depois de mais um apagão

A MORADORA de Jacarepaguá Roberta Susan, que puxou um fio da casa do vizinho para ter energia elétrica


Bruno Rohde* e Waleska Borges

Numa semana em que Ipanema, Leblon e outras áreas do Rio, das zonas Norte e Oeste, já sofreram com a falta de energia, chegou a vez de o apagão itinerante aportar no Clube de Regatas Flamengo e em pelo menos mais seis pontos da cidade. Entre as 18h30m de quarta-feira e as 10h30m de ontem, a sede do rubro-negro, na Gávea, ficou sem energia elétrica. Por isso, os ingressos para a partida entre o Flamengo e o Grêmio, dia 6 de dezembro, no Maracanã, foram vendidos nas bilheterias do clube à luz de velas ontem. Funcionários tentavam controlar os torcedores, que reclamavam da demora na fila: quem queria pagar com o cartão de crédito não pôde ser atendido. O fornecimento de energia também foi afetado em parte do Jardim Botânico, do Recreio dos Bandeirantes, de Jacarepaguá, da Ilha do Governador, do Alto da Boa Vista e da Tijuca.

Segundo o vice-presidente do Flamengo, Luiz Paulo Segond, o problema que afetou o clube aconteceu na rede aérea da Light.

- Esperamos mais de 12 horas para ser atendidos. Falta estrutura à Light para atender as reclamação. Estamos com problemas na rede da Light desde terça-feira à noite. Na quarta-feira, a luz faltou duas vezes.

Na fila do ingresso, a falta de energia revoltou os torcedores. Eles só podiam comprar três entradas cada - normalmente, são cinco. Muitos criticavam a Light pelos recentes apagões na cidade. Além das bilheterias, o estacionamento e as lojas do clube estavam sem luz. Por isso, os estabelecimentos comerciais ficaram fechados durante parte da manhã.

- A Light não presta o serviço pelo qual recebe - disse o servidor público Joaquim Filho, de 28 anos, que chegou às 6h de ontem ao Flamengo para comprar ingresso.

O publicitário Bruno Sereno, de 25 anos, também reclamou:

- Esses apagões na cidade que vai ser sede dos Jogos Olímpicos nos deixam envergonhados. É uma falta de respeito.

O professor João Carlos de Assis, de 60 anos, que veio de Minas Gerais comprar ingresso ontem, disse que está acompanhando as notícias sobre a falta de luz pelos jornais, mas não esperava encontrar o Flamengo com o mesmo problema.

- É o primeiro dia da venda de ingressos. Muitas pessoas vieram de longe - lamentou João Carlos.
A luz foi restabelecida depois que operários da Light fizeram um serviço num poste na calçada do clube, próximo à Rua Ministro Raul Machado. A Light informou apenas que a falta de energia no Flamengo foi provocada por um "problema interno do cliente", sem dar qualquer outra explicação. O vice-presidente Luiz Paulo reagiu:

- O problema da falta de luz está afetando o Rio todo. Não é do Flamengo.

De madrugada, segundo a Light, a chuva provocou corte no abastecimento de energia em trechos de quatro bairros: Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Jardim Botânico e Ilha. De acordo com a empresa, o fornecimento foi normalizado às 3h.

Morador da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, o engenheiro Maurício Coelho, de 52 anos, conta que acordou de madrugada com o calor.

- O ar-condicionado estava desligado. Acredito que, além da falta de investimento da Light, estamos assistindo a um descaso com o cliente - criticou Maurício.

Ainda segundo a Light, também foram afetadas algumas áreas dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

De dia, moradores de Jacarepaguá ainda sofriam com a falta de luz. A dona de casa Susilane Ferreira Cândido, de 32 anos, estava sem energia desde terça-feira. Moradora da Rua Tirol, ela estava lavando a louça, por volta das 21h30m, quando a luz apagou. Ontem, ela contabilizou os alimentos que estragaram em sua geladeira, por causa da falta de energia. Não sobrou muita coisa, além de água.

- Estragou tudo que eu tinha. Acho errado pedirem desculpa só para quem mora na Zona Sul. Aqui também está faltando luz. Pago a conta todo mês. Estou dormindo com portas e janelas abertas por causa do calor - disse Susilane.

Mãe de três filhos pequenos, o mais velho com 6 anos, Roberta Susan, de 31 anos, está sem energia elétrica desde terça-feira. Também moradora da Rua Tirol, ela adotou uma medida inusitada para não ficar sem energia, pelo menos na cozinha, onde está a geladeira:

- Estragou peixe e frango. Tive que pedir para puxar um fio da casa de um vizinho - disse ela.

Nenhum comentário: