quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Alencar contraria Lula

DEU EM O GLOBO

Vice elogia TCU e defende reajuste maior para aposentados

Chico de Gois

BRASÍLIA. Num mesmo dia, o presidente da República em exercício, José Alencar, contrariou por duas vezes posições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Londres. De manhã, em discurso no Tribunal de Contas da União, Alencar elogiou o órgão, alvo de constantes críticas de Lula. Depois, em entrevista, defendeu reajuste maior para os aposentados, medida que o governo tenta a todo custo evitar que seja aprovada. Para Alencar, é necessário que "alguma coisa" seja feita pelos aposentados.

- Tudo o que puder ser feito para dar alguma coisa que é devida a essas pessoas, eu acho que precisa ser feito. É claro que o governo tem que estar atento às questões do equilíbrio orçamentário. Todos sabemos que a Previdência Social tem déficit grande. Agora, por exemplo, estamos fazendo um esforço grande para equilibrar as contas. Mas alguma coisa precisa ser feita, porque isso também significa distribuição justa da renda.

Alencar considera que o déficit na Previdência acaba prejudicando os aposentados:

- Temos que oferecer à Previdência condições de equilíbrio fiscal capaz de dar tranquilidade a todos os aposentados e, para isso, é só respeitar os cálculos autuariais.

Mais cedo, ao receber o grande colar do mérito do TCU, Alencar elogiou o tribunal:

- Os eminentes brasileiros que o compõem honram a Justiça, a independência e a imparcialidade para, sob a égide da lei, defender os interesses da sociedade. O esforço pessoal, o devotamento à causa da Justiça, o incontestável conhecimento técnico, a reconhecida integridade com que se conduzem os eméritos membros do TCU dignificam seu trabalho que, por isso, tem conquistado, com sobra de méritos, o respeito e a credibilidade fundamentais ao fortalecimento da instituição e essenciais à vida democrática.

Nenhum comentário: