terça-feira, 17 de novembro de 2009

8 envolvidos no mensalão estão entre favoritos na eleição do PT

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

A chapa do candidato favorito nas eleições do PT no próximo domingo, José Eduardo Dutra, abriga oito petistas envolvidos direta ou indiretamente no escândalo do mensalão, o maior da história do partido, em 2005.

Uma vitória expressiva de Dutra no primeiro turno da eleição abrirá espaço para que o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha, entre outros, assumam cargos na sigla.

Eleição resgata nomes do mensalão

Envolvidos direta ou indiretamente no maior escândalo da gestão Lula estão em chapa favorita para dirigir PT

Vitória expressiva de Dutra já no 1º turno abre espaço para que Dirceu, Genoino, Mentor e Cunha assumam cargos na Direção do partido


José Alberto Bombig
Da Reportagem Local

A chapa do candidato favorito para vencer as eleições no PT domingo que vem, o ex-diretor da BR Distribuidora José Eduardo Dutra (SE), abriga oito petistas envolvidos, direta ou indiretamente, no escândalo do mensalão em 2005, o maior da história do partido.Isso significa que uma vitória expressiva de Dutra já no primeiro turno abre espaço para que eles assumam cargos na direção do PT que terá a missão de eleger a ministra Dilma Rousseff presidente em 2010.

Fazem parte da chapa da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), de Dutra, o ex-ministro José Dirceu, os deputados José Genoino, José Mentor, José Nobre Guimarães e João Paulo Cunha, os ex-deputados Angela Guadagnin e Josias Gomes, e Mônica Valente, mulher do ex-tesoureiro Delúbio Soares, que saiu do PT e é apontado como pivô do caso.

Conforme o regulamento do PT, a chapa vitoriosa compõe o comando com base em sua votação. Se a CNB obtiver 60% dos votos, por exemplo, terá o direito de indicar a mesma proporção de dirigentes nacionais.

Segundo a Folha apurou, ao contrário do que ocorreu nas eleições anteriores -2005 e 2007-, quando os envolvidos no escândalo apoiaram seus candidatos mas firmaram compromissos de não aceitar cargos no partido, neste ano há forte pressão para que assumam postos a partir de 2010.

Dirceu, Genoino, João Paulo e Mentor (todos de SP), réus na ação do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mensalão -esquema de desvio de dinheiro a parlamentares da base de Lula-, participam da campanha de Dutra e são cotados para ocupar um assento no Diretório Nacional ou na Executiva.

Os dois primeiros já comandaram o PT. Dirceu era o presidente da sigla em 2002, e Genoino estava à frente em 2005, quando o mensalão explodiu.

A composição da chapa da CNB é um indicativo de que o debate ético que marcou as eleições de 2005 e 2007 perdeu força na sigla, ainda que o principal adversário de Dutra, o deputado José Eduardo Cardozo (SP), da corrente Mensagem ao Partido, tenha enfatizado o tema nas disputas anteriores.

Mônica, Gomes e Guimarães, que é irmão de Genoino, já têm assento no atual Diretório Nacional e trabalham para permanecer com três das 84 vagas. Guimarães (CE) ficou famoso após seu ex-assessor Adalberto Vieira ter sido preso em 2005 com US$ 100 mil na cueca.

Guadagnin se notabilizou ao dançar no plenário da Câmara após João Magno ter escapado de ação de cassação por conta do mensalão. Mentor já tem assento na Executiva.

Nenhum comentário: