terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tucano fala em missa sobre papel de governante

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Um dia depois de a ministra da Casa Civil e pré-candidata petista à Presidência em 2010, Dilma Rousseff, participar do Círio de Nazaré, ontem foi a vez de outro pré-candidato ao Planalto, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), marcar presença em evento religioso de grande porte, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Anteontem, Dilma assistiu ao Círio, em Belém (PA), que reuniu cerca de 2 milhões de fiéis.

Ontem, Serra foi à missa no santuário de Aparecida (a 167 km de São Paulo) e também falou sobre política. Segundo os organizadores, o evento contou com 43 mil pessoas.

Em discurso e em entrevista coletiva, Serra afirmou que "o Brasil precisa de governantes que sirvam ao povo, não que se sirvam do povo". "[Ser cristão] para mim significa, no governo, servir ao povo. A minha felicidade depende de eu poder proporcionar mais felicidade aos outros. Isso para mim é o que significa ser cristão", disse.

Durante seu discurso, falando sobre Nossa Senhora Aparecida, o governador afirmou que sua grandeza serve para a "libertação do nosso povo".

"Essa libertação pressupõe uma sociedade mais justa, igualitária e políticos que trabalham nessa direção, olhando para hoje e para o futuro. Quando se governa, tem que se governar com um olho no presente e um olho no futuro."

Adversária de Serra, Dilma e outros petistas têm defendido que a próxima campanha presidencial se transforme numa comparação entre o governo do PT (entre 2003 e 2010) e o do PSDB (entre 1995 e 2002).

O tucano disse ainda que os governantes devem se empenhar "em abrir às nossas famílias, às famílias brasileiras, um futuro de trabalho, de cultura, de fraternidade, um futuro de amor, paz e que permita ao nosso país se encontrar dentro da Justiça e da solidariedade".

Serra terminou o discurso saudando romeiros de todo o Brasil presentes na missa. "É um orgulho que venham para nosso Estado, para este santuário, que para todos nós representa uma grande conquista espiritual do povo brasileiro."

À tarde, Serra participaria de evento na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo, devido ao Dia das Crianças. Mas a forte chuva que atingiu o local antecipou o encerramento do ato.

Nenhum comentário: